Topo

Vasco reage, empata com reservas do Botafogo, mas segue na degola

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2013 20h24

O Botafogo surpreendeu a todos neste domingo ao mandar seus reservas a campo. O espanto aumento ainda mais quando o time abriu 2 a 0 em apenas 6min de jogo, com Dankler e Lodeiro. Porém, o Vasco mostrou força e buscou o empate neste domingo, no Maracanã. Jomar e Pedro Ken deixaram tudo igual e atenuaram a situação crítica do Cruzmaltino.

Com o resultado, o Botafogo vai a 50 pontos se mantém na 4ª colocação, mas vê o Goiás diminuir a vantagem para o G-4 para apenas quatro pontos. Já o Vasco chega aos 33 e passa o Criciúma, mas segue na zona de rebaixamento.

Quando a escalação do Botafogo foi anunciada no telão do Maracanã, um burburinho foi ouvido das arquibancadas com uma acanhada vaia para o técnico Oswaldo de Oliveira. Mas bastou o jogo começar para que os torcedores do Alvinegro trocassem o medo pela felicidade. Logo aos 5min, o zagueiro Dankler aproveitou falha de Diogo Silva e finalizou para o fundo das redes.

E a festa do Botafogo continuou no minuto seguinte. Lodeiro, um dos únicos titulares ao lado de Jefferson e Edílson, arriscou de fora da área. Diogo Silva mais uma vez falhou e o próprio uruguaio aproveitou o rebote para ampliar: 2 a 0.

Em desvantagem, o Vasco passou a ficar com a posse de bola enquanto o Botafogo se fechou e apostou nos contra-ataques em velocidade. Marlone e Montoya eram boas opções, mas o maior defeito do Cruzmaltino eram os erros de passe, o que impedia as construções das jogadas. A o fim de etapa inicial chegou como time de General Severiano mais próximo do terceiro que o de São Januário do primeiro.

Na volta do intervalo, Dorival Júnior mudou a equipe. Torcou Fillipe Soutto por Juninho Pernambucano e Montoya por Thales, escolhendo pela entrada de um atacante. Com o mesmo time da etapa inicial, o Botafogo seguia em cima do rival em busca do terceiro gol. E o Cruzmaltino descontou com Jomar, de cabeça, logo aos 8min, animado o torcedor.

O Cruzmaltino se empolgou e quase empatou em nova cobrança de escanteio. Oswaldo de Oliveira percebeu o crescimento do rival e chamou Renato para o jogo, buscando mais experiência. Octávio saiu. Com o camisa 8 em campo, o Alvinegro ficou mais tranquilo e passou a tocar a bola com segurança.

O Botafogo cresceu na partida e voltou a assutar o Vasco. Gegê arriscou da entrada da área e Diogo defendeu. Na cobrança de escanteio, Renato desviou e quase ampliou, mas a bola saiu pela linha de fundo. No lance seguinte, porém, o Vasco conseguiu o empate. Juninho recuperou bola pela direita e cruzou para Pedro Ken deixar tudo igual aos 22min.

Oswaldo torcou Sassá por Bruno Mendes, mas o momento era todo do Vasco em busca da virada, apesar de o Botafogo chegar em certas situações ao gol cruzmaltino. Daniel entrou na vaga do vaiado Hyuri e, em seu primeiro lance, quase marcou um belo gol. Ele driblou três vascaínos e chutou forte para defesa de Diogo Silva. Mas já não havia mais tempo para nada. Fim de jogo no Maracanã.

BOTAFOGO 2 X 2 VASCO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20/10/2013 (domingo)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Rafael da Silva Alves (RS)
Público: 9.795
Renda: R$ 518.430,00
Gols: Dankler, aos 5min, e Lodeiro, aos 6min do primeiro tempo; Jomar, aos 8min, e Pedro Ken, aos 22min, do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Jomar (VAS) e Lucas Zen (BOT)

BOTAFOGO
Jefferson; Edílson, Dankler, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Gegê, Octávio (Renato), Lodeiro e Hyuri (Daniel); Sassá (Bruno Mendes)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

VASCO
Diogo Silva; Nei, Cris, Jomar e Yotún; Sandro Silva, Fillipe Soutto (Juninho), Pedro Ken e Montoya (Thales); Marlone e Willie
Técnico: Dorival Júnior