Topo

Artilheiro da Série A faz mais um, e Atlético-PR arranca empate contra o Bahia

Obina abriu o placar na Arena Fonte Nova com um belo gol; logo depois, Éderson deixou tudo igual - Felipe Oliveira/AGIF
Obina abriu o placar na Arena Fonte Nova com um belo gol; logo depois, Éderson deixou tudo igual Imagem: Felipe Oliveira/AGIF

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 17h57

Éderson mostrou mais uma vez – na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova – porque está no topo da artilharia da Série A. O camisa 77 do Atlético-PR fez seu 16º gol na competição nacional e ajudou sua equipe, que jogou quase 45 minutos da partida com um a menos, a arrancar um empate de 1 a 1 contra o Bahia, em duelo válido pela 31ª rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Bahia chega a uma sequência de quatro jogos sem vitória e segue ameaçado pelo rebaixamento – fica com 37 pontos, quatro a mais que a zona de descenso.

Já o Atlético-PR, que vai a 52, deixa a terceira posição com o Botafogo – que venceu o Atlético-MG no último sábado – e vê sua distância para o quinto colocado (Goiás) diminuir para apenas três pontos.

Éderson não precisou de muito tempo para assustar Marcelo Lomba. Aos 9min, ele recebeu dentro da área e, antes que a marcação chegasse, finalizou de bico, rasteiro; o goleiro tricolor apenas torceu, e a bola acabou indo para fora, tirando tinta da trave direita.

Dez minutos depois, foi a vez de Wéverton trabalhar, duas vezes seguidas. Na primeira, ele espalmou chute colocado de fora da área de Rafael Miranda. Na sequência, o camisa 12 fez um milagre em cabeceada para o chão de Obina; ele já havia passado da bola, mas deu um passe para trás e conseguiu fazer a defesa.

Aos 37min, Bruno Silva complicou a vida do Atlético-PR na partida. Ele fez falta dura em Rafael Miranda, desentendeu-se com Lucas Fonseca e acabou expulso pelo juiz. “Estamos bem no jogo, mas perdemos um jogador expulso. Vamos juntar 10% a mais de cada um para superar a expulsão e sair com a vitória”, disse Wéverton na saída para o intervalo.

Com um a mais, o Bahia abriu o placar logo no primeiro minuto da etapa final. Talisca, que havia entrado no intervalo, deu lindo passe para Obina, que percebeu a saída de Wéverton e finalizou por cima do goleiro do Atlético-PR, marcando um golaço. Porém, Éderson mostrou em seguida porque é o artilheiro da Série A.

Aos 12min, o camisa 77 aproveitou cruzamento da direita, antecipou-se à defesa tricolor e, com categoria, finalizou de esquerda no canto direito de Marcelo Lomba, marcando seu 16º gol no Brasileiro. Tudo igual na Fonte Nova. Já aos 34min, Hélder perdeu a cabeça, agrediu o volante João Paulo e acabou expulso, deixando os minutos finais do jogo com dez contra dez.

BAHIA 1 X 1 ATLÉTICO-PR

Data:27/10/2013 (domingo)
Local:Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos:  Mádson e Obina (Bahia); Juninho (Atlético-PR)
Cartões vermelhos: Hélder (Bahia); Bruno Silva (Atlético-PR)
Gols: Obina, a 1min, e Éderson, aos 12min do segundo tempo

BAHIA
Marcelo Lomba, Mádson (Fabrício Lusa), Lucas Fonseca, Demerson e Raul (Wangler); Feijão, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos Gabriel (Talisca); William Barbio e Obina
Técnico: Cristóvão Borges

ATLÉTICO-PR
Wéverton, Jonas, Dráusio, Luiz Alberto e Juninho; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Fran Mérida (Zezinho); Dellatorre (Ciro) e Éderson (Deivid)
Técnico: Vágner Mancini