Topo

Corinthians diminui ritmo no 2º tempo e cede empate ao Santos

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 17h59

Sob um forte calor em Araraquara, Corinthians e Santos empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo, na Arena da Fonte Luminosa. O time do Parque São Jorge, buscando reabilitação após ser eliminado da Copa do Brasil no meio da semana, começou bem o jogo, mas diminuiu o ritmo no segundo tempo. O Santos cresceu, aproveitou a oportunidade e arrancou o empate. O meia Douglas e o zagueiro Gustavo Henrique fizeram os gols.

Com o resultado, ambas as equipes continuam distantes do G-4 e do objetivo de ganhar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Com 41 pontos conquistados, o Corinthians fica na 12ª posição, enquanto o Santos, com 44, está na oitava colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

O atacante Alexandre Pato, que desperdiçou um pênalti de forma polêmica na eliminação do Corinthians para o Grêmio na Copa do Brasil, ficou no banco e entrou na metade do segundo tempo. No entanto, não teve boa atuação. O meia Douglas foi o melhor da equipe na partida, acompanhado pelo goleiro Walter, que salvou a equipe em mais de uma oportunidade.. Pelo lado do Santos, Cícero e Montillo foram os destaques.

Ao contrário do que vinha fazendo em suas últimas partidas, o Corinthians começou abafando o Santos. Marcando pressão no campo de defesa do adversário, o time de Tite forçava o rival a errar. Assim, a posse de bola era maior da equipe do parque São Jorge, que criava as melhores oportunidades. O Santos, por sua vez, tentava revidar com Montillo e William José, mas sem sucesso.

Aos 26min, o Corinthians conseguiu abrir o placar. Emerson fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. O meia Douglas teve apenas o trabalho de testar para o fundo do gol. No lance, o volante Arouca acabou acertando a cara do camisa 10 corintiano, que ficou caído no chão, mas se recuperou para seguir no jogo.

Depois do gol, o Santos passou a agredir mais e só não empatou aos 33min porque o goleiro Walter fez uma excelente defesa em cabeçada de Cícero. O Corinthians ainda teve uma chance clara com Emerson, que o atacante invadiu a área sozinho, mas parou nas mãos do arqueiro Aranha. Desta forma, o primeiro tempo terminou com a vantagem mínima do Corinthians.

No segundo tempo, o Santos voltou melhor. O time do litoral paulista achou suas principais jogadas pela lateral do campo e conseguiu acuar o Corinthians. Justamente em uma dessas jogadas pela ala, o time chegou ao empate. Mena cruzou na área, houve um bate e rebate e a bola sobrou para o zagueiro Gustavo Henrique completar e igualar o marcador aos 16min.

Depois disso, o cansaço das equipes devido ao calor ficou ainda mais evidente. Poucas jogadas criativas apareceram. A melhor chance foi do Santos, com Everton Costa. O jogador saiu cara a cara com Walter, mas desperdiçou a chance, em mais uma ótima atuação do goleiro corintiano. Douglas, pelo Corinthians, ainda acertou a trave de fora da área. Assim, as equipes voltam para casa com mais um empate na bagagem.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 SANTOS

Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 27 de outubro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Fábio Rogério Baesteiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)
Público: 17.949 pagantes
Renda: R$ 587.694,00
Gols:CORINTHIANS: Douglas, aos 26 minutos do primeiro tempo; SANTOS: Gustavo Henrique, aos 16 minutos do segundo tempo

SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena (Emerson); Alison, Arouca, Cícero e Montillo (Alan Santos); Willian José (Victor Andrade) e Everton Costa. Técnico:Claudinei Oliveira

CORINTHIANS: Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf, Guilherme (Rodriguinho), Diego Macedo (Alexandre Pato), Renato Augusto (Danilo) e Douglas; Emerson Sheik. Técnico: Tite