Topo

Atlético-PR vence, assume 2º lugar e mantém Inter no meio da tabela

Do UOL, em Porto Alegre

03/11/2013 21h24

O Atlético-PR é o novo vice-líder do Campeonato Brasileiro. A subida na tabela veio neste domingo, na Vila Capanema, com uma vitória de 1 a 0 em cima do Internacional. Dellatorre foi o autor do gol do triunfo, que teve os donos da casa bem melhor em campo o tempo todo. E mantém o time gaúcho sem vencer - já há cinco jogos, e no meio da tabela.

A nova colocação é fruto dos resultados paralelos. Com o empate do Grêmio diante do Bahia, na Arena, e a derrota do Botafogo para o Goiás, no Serra Dourada, a equipe de Vagner Mancini foi aos 55 pontos e ganhou duas posições na tabela.

Para o Inter, a derrota é a manutenção de um cenário que virou rotina. O time dirigido por Clemer permanece com 42 pontos, chega a cinco jogos sem vencer. E com a vitória do Flamengo diante do Fluminense, rende a queda para a 11ª posição na tabela.

O Atlético-PR não preservou nenhum jogador, mesmo estando na semifinal da Copa do Brasil. E a força máxima fez o time de Vagner Mancini começar em cima do Colorado. Mesmo com uma garoa contínua, o gramado da Vila Capanema não apresentou acúmulo de água. E permitiu que os donos da casa apostassem na velocidade contra uma zaga desatenta.

Aos 9 minutos Manoel chegou a balançar as redes, mas a arbitragem marcou impedimento do camisa 3 após desvio de Luiz Alberto. Pouco depois Ederson acertou o travessão em nova jogada anulada por impedimento.

Foi logo após o susto anulado que o Inter apareceu para o jogo. Scocco, substituto do lesionado Leandro Damião, levou perigo com duas finalizações. Mas nenhuma obrigou Weverton a trabalhar. Jackson, de cabeça, quase marcou.

Mas o bom momento do Colorado foi curto. Paulo Baier reabriu a fase de domínio do Atlético-PR. O camisa 30 por muito pouco não fez um belo gol da frente da área, com pé esquerdo, aos 30 minutos. Dellatorre criou outra oportunidade, com um arremate rasteiro defendido por Muriel. Aos 38, Luiz Alberto e Willians se chocaram no ar e o time da casa reclamou pênalti, mas a arbitragem nada indicou.

O mesmo Dellatorre foi o responsável por, enfim, marcar um gol no confronto aberto. No último minuto do primeiro tempo, Ederson disparou pela direita e cruzou. O camisa 49 desviou no primeiro poste e venceu Muriel.

Na etapa final o roteiro foi o mesmo. Com o Atlético-PR melhor, criando chances, e o Inter limitado. A primeira oportunidade de ampliar do Furacão saiu da cabeça de Luiz Alberto, que subiu livre e viu Muriel fazer grande defesa.

Depois foi a vez de Léo invadir a área e chutar rasteiro, muito perto do canto inferior direito. Ederson, mais tarde, acertou o travessão em cobrança de falta que teve leve desvio de Muriel. O Colorado respondeu, com força bem menor, através de Scocco - em um arremate por cima. E Alex, com uma finalização fraca. Nem a entrada de Otávio deu mais volúpia ao time gaúcho.

Na próxima rodada, o Atlético-PR enfrenta o São Paulo, outra vez na Vila Capanema. Mas antes, a equipe de Paulo Baier decide a semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio, em Porto Alegre. Já o Internacional volta a campo diante do Botafogo, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

ATLÉTICO-PR 1 X 0 INTERNACIONAL
Data: 03/11/2013 (domingo)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Bruno Salgado Rizo
Cartões amarelos: Fran Mérida (CAP); Airton Índio e Otávio (INT)
Gols: Dellatorre, aos 44 minutos do primeiro tempo;

ATLÉTICO-PR
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; João Paulo, Deivid, Paulo Baier (Fran Mérida) e Everton; Dellatorre (Roger) e Éderson (Zezinho)
Técnico: Vagner Mancini

INTERNACIONAL
Muriel; Gabriel, Alan (Índio), Jackson e Kleber; Airton (Rafael Moura), Willians, D’Alessandro, Alex e Jorge Henrique (Otávio); Scocco
Técnico: Clemer