Topo

Com gol contra aos 44 do 2º tempo, Fla vence Flu e complica Luxemburgo

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Paradella*

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/11/2013 21h23

A situação do Fluminense no Campeonato Brasileiro, que já não era boa antes da rodada do fim de semana, ficou ainda pior neste domingo. O Flamengo venceu o time das Laranjeiras por 1 a 0 no Maracanã e deixou o rival muito próximo da zona do rebaixamento. Gum, contra, aos 44 minutos do segundo tempo, marcou o gol do jogo.

A equipe das Laranjeiras segue na 16ª posição, com 36 pontos, mesmo número do Vasco, que está na zona da degola. Para piorar o cenário, a derrota do Fluminense deixou ainda mais pressionado o técnico Vanderlei Luxemburgo. Sem vencer há nove partidas, o treinador foi garantido pelo presidente Peter Siemsen no cargo após a partida, mas sua saída não é inteiramente descartada nos bastidores.

Caso consiga se manter no cargo, Luxemburgo terá seu próximo compromisso no dia 10. O Fluminense enfrentará o Corinthians na Fonte Luminosa, em Araraquara. O time paulista foi punido no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e não poderá atuar em casa.

Já o Flamengo, 10º colocado, com 44 pontos,  volta suas atenções para a Copa do Brasil, quando enfrenta o Goiás na próxima quarta-feira, pela semifinal. Só retorna a campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado, às 21h, quando novamente irá encarar o time goiano no Maracanã.

Em situação mais complicada na temporada, o Fluminense ignorou a torcida em menor número e a falta de apoio no Maracanã e partiu para cima do Flamengo no início do jogo. Sempre pelo lado direita, o Tricolor pressionava o Rubro-negro, que praticamente não assustava o time adversário.

Com boas jogadas do quarteto Diguinho, Jean, Bruno e Rafael Sóbis, a equipe das Laranjeiras criou algumas boas chances e só não marcou o primeiro gol por conta das boas defesas do goleiro Paulo Victor, principal responsável pelo placar zerado no primeiro tempo. Ao Flamengo, restavam algumas saídas rápidas em contra-ataque com Rafinha, mas sem grande perigo.

Na volta do intervalo, o time da Gávea não deixou que os tricolores mantivessem o domínio em campo. Mais solto em campo e explorando as jogadas pelos dois lados, o Flamengo criou algumas chances. O atacante Hernane chegou a perder uma oportunidade clara após cruzamento de Rafinha. Antes Luiz Antônio cobrou falta com perigo.

Na metade final, com as entradas de Igor Julião e Marcelinho, o Fluminense voltou a chegar ao ataque com perigo. O receio de tomar um gol em contra-ataque e ver a "casa cair", porém, segurava o ímpeto tricolor.

Com o passar do tempo e a proximidade do final do jogo, as duas equipes se lançaram ao ataque e deixaram a partida completamente aberta. E foi o Flamengo quem se deu melhor. Aos 44min, depois de cruzamento de Rafinha pela direita, o zagueiro Gum tocou contra para o fundo das redes, definindo a vitória do Rubro-negro e uma possível demissão de Vanderlei Luxemburgo no Fluminense.

FLAMENGO 1 x 0 FLUMINENSE

Data: 03/11/2013 (domingo)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
Público: 26.072 pagantes / 32.062 presentes
Renda: R$ 1.215.305,00
Cartões amarelos: Rafinha (FLA); Edinho (FLU)
Gol: Gum (contra), aos 44 minutos do segundo tempo

Flamengo
Paulo Victor; Digão, Wallace, González e Frauches; Amaral, Luiz Antônio, Carlos Eduardo (Adryan) e Gabriel (Bruninho); Rafinha e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

Fluminense
Diego Cavalieri; Bruno (Rafinha), Gum, Leandro Euzébio e Anderson; Edinho, Diguinho (Igor Julião) e Jean; Samuel (Marcelinho), Biro Biro e Rafael Sóbis
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

*Atualizada às 22h49