Topo

Grêmio para em Marcelo Lomba, empata com Bahia e chega a 4 jogos sem marcar

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre*

03/11/2013 18h53

O Grêmio criou para golear, mas não marcou um gol sequer. Foram chances, e muitas, que quando não pararam em Marcelo Lomba, encontraram a trave do gol do Bahia. Assim, neste domingo, pela 32ª rodada do Brasileirão, o empate por 0 a 0 significou o quinto jogo sem vitória, quarto sem marcar gols do time gaúcho e manteve os baianos perto da zona da degola.

Na classificação, o Bahia segue próximo da zona de rebaixamento. Agora, somente dois pontos separam o clube do Vasco, primeiro na linha da queda. Já o Grêmio soma 54.

O Grêmio estava decidido a acabar com a série negativa de quatro jogos e período de três sem marcar um gol sequer. Por isso, foi para cima do Bahia desde o começo da partida. E duas chances apareceram em seguida. A primeira foi de Vargas, de falta. A bola desviou e quase enganou Marcelo Lomba, que conseguiu se recuperar e pegar. Na segunda Ramiro cruzou, Kleber pegou de primeira e novamente Lomba evitou o gol.

Mas as tentar o ataque, o Grêmio deixou espaços. O Bahia buscou a velocidade para chegar ao gol de Dida, e chegaria aos 15 minutos, não fosse Vargas parar um ataque com falta e receber o cartão amarelo, muito reclamado pelos baianos, que queriam o vermelho ao chileno.

A pressão gremista seguiu. Aos 21, Kleber dividiu com Marcelo Lomba e a bola foi para escanteio. Aos 24 o goleiro evitou gol de cabeça de Souza e aos 29 saiu afastando cruzamento de Kleber. O camisa 1 baiano foi destaque absoluto no jogo. A última chance foi aos 46, e novamente parou em Lomba. Riveros dividiu com o goleiro, que garantiu o 0 a 0 no primeiro tempo.

"Temos que ter tranquilidade e paciência na hora de finalizar. Estamos chutando muito de fora da área. Vamos corrigir isso", disse o centroavante Barcos, do Grêmio. "Foi um bom primeiro tempo. Temos que seguir assim", completou Marcelo Lomba, goleiro do Bahia.

O segundo tempo repetiu o primeiro. Só dois minutos tinham se passado quando Barcos recebeu cruzamento rasteiro de Kleber. De primeira, o Pirata bateu mal na bola e ela sairia pela linha de fundo, mas Ramiro evitou, cruzou novamente e a zaga do Bahia afastou.

Três minutos mais tarde, Barcos entrou na área, evitou a marcação e cara a cara com Marcelo Lomba ele chutou e o goleiro colocou para escanteio. Aos 8 minutos, Barcos novamente, de dentro da área, acertou a trave. Na volta, Vargas bateu e Lomba pegou novamente.

A cada minuto que passou o nervosismo gremista aumentou. Enquanto isso, o Bahia chegou em contra-ataques mas não esteve perto de marcar. A equipe visitante torcia mesmo era para que o jogo acabasse rápido. Por isso, tentou ganhar tempo a cada lance.

E com minutos que para os gremistas pareceram segundos, para os baianos foram como horas, o jogo encerrou-se sem um gol sequer. O empate gerou vaias dos torcedores.

 

GRÊMIO 0 X 0 BAHIA

Data: 03/11/2013 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Alício Pena Júnior
Auxiliares: Nadine Camara Bastos e Marrubson Melo Freitas
Renda: R$ 562.930,00
Público: 18.171 torcedores
Cartões amarelos:  Vargas (GRE) e Wendell (GRE); Feijão (BAH), Jussandro (BAH), Marcelo Lomba (BAH) e Fahel (BAH)

GRÊMIO
Dida; Moisés, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles (Wendell); Ramiro (Elano), Riveros (Zé Roberto) e Souza; Kleber, Vargas e Barcos.
Técnico: Renato Gaúcho

BAHIA
Marcelo Lomba; Fabricio Lusa (Mádson), Lucas Fonseca, Démerson e Jussandro (Raul); Fahel, Feijão e Rafael Miranda; Souza (Talisca), Wiliam Barbio e Fernandão.
Técnico: Cristóvão Borges

*Atualizado às 22h20