Topo

Fla vê missão cumprida contra degola e tenta conter ansiedade por Copa BR

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/11/2013 06h10

A partir desta segunda-feira, o time do Flamengo só irá querer saber da reta final de disputa da Copa do Brasil. E não apenas pelo fato do próximo compromisso do time, na quarta-feira, ser o duelo contra o Goiás, no jogo de volta da semifinal da competição. Com a missão cumprida contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, membros de comissão técnica e diretoria já admitem que o clube irá praticamente ignorar o torneio de pontos corridos nas próximas semanas.

O triunfo por 1 a 0 sobre o Fluminense no último domingo fez o time pular para a décima colocação, com 44 pontos, e praticamente eliminar qualquer perigo que ainda podia restar de degola. Segundo o site Chance de Gol, o clube tem apenas 0,09% de chance de ser rebaixado.

"Não adianta. Vamos pensar só nisso mesmo [Copa do Brasil]. Demos uma aliviada no Brasileiro. Estamos muito pilhados para o jogo de quarta. E isso é com todo mundo. Jogadores, comissão, pessoal da Gávea. Temos que trabalhar e conter a ansiedade. É difícil", disse o técnico Jayme de Almeida.

A declaração do comandante rubro-negro mostra bem para qual direção estará apontada o foco do time.

"Vivíamos uma situação muito complicada na temporada, chegamos a brigar contra rebaixamento no Brasileiro, e agora estamos muito perto de uma vaga na final e disputar um lugar na Copa Libertadores. Temos que concentrar todas as forças nisso, ainda mais com a situação encaminhada no outro campeonato", analisou o técnico do Flamengo.

E se Jayme de Almeida mantém a cautela e fala em "voltar o foco para o Brasileiro mais na frente", os jogadores mostram que praticamente já nem pensam mais na competição.

"Temos uma vantagem boa. Agora é só a Copa do Brasil", disse Hernane. "Fizemos 44 pontos e saímos dessa ameaça. Estamos tranquilos", completou o zagueiro Wallace.

Torcida vive mesma ansiedade
E não é apenas o time que só quer saber da Copa do Brasil. A torcida rubro-negra também não esconde a ansiedade para o duelo. Somente até o final da noite do último domingo, cerca de 30 mil ingressos já haviam sido vendidos para o jogo de quarta-feira, contra o Goiás, no Maracanã. A expectativa da diretoria é que a carga total de mais de 60 mil bilhetes se esgote até terça-feira.

"Torcida é assim. E quando eles abraçam o time, é difícil de segurar o Flamengo. Sabemos dessa força. Mas se acharmos que já ganhamos, vamos quebrar a cara. Tenho certeza que o Flamengo não entrará de salto alto. Vamos brigar os 90 minutos junto com quem estiver nas arquibancadas", completou o técnico Jayme de Almeida.

Com o triunfo por 2 a 1 no jogo de ida contra o Goiás, no estádio Serra Dourada, o Flamengo precisa apenas de um empate na quarta-feira para confirmar a vaga na final da Copa do Brasil. Caso isso ocorra, o time terá mais dois jogos pela competição, deixando ainda mais de lado a disputa do Campeonato Brasileiro.