Topo

Fundamental para título, Cruzeiro deve fechar ano com 50 mil sócios torcedores

Cruzeiro trabalha para transformar euforia pelo título brasileiro em novas adesões ao Sócio do Futebol - Bernardo Lacerda/UOL
Cruzeiro trabalha para transformar euforia pelo título brasileiro em novas adesões ao Sócio do Futebol Imagem: Bernardo Lacerda/UOL

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

19/11/2013 06h00

Uma das grandes apostas do Cruzeiro na temporada foi o programa Sócio do Futebol, fundamental na viabilização do atual elenco. E com o bom desempenho da equipe em campo, campeã brasileira com quatro rodadas de antecipação, o projeto do clube estrelado obteve sucesso impressionante na temporada, Por isso, já há uma expectativa real da diretoria celeste em terminar o ano com 50 mil sócios, o que superaria em 66% o objetivo inicial, que era de 30 mil associados. 

Atualmente o Cruzeiro possui cerca de 43 mil integrantes do Sócio do Futebol, um crescimento superior a 400% em um ano, já que o time começou 2013 com cerca de 7.500 associados. Para o diretor de marketing do clube, Marcone Barbosa, além do bom desempenho em campo, o Movimento por um Futebol Melhor, que reúne grandes clubes e empresas do Brasil, contribuiu de forma significativa para o crescimento de adesões.

“Qualquer programa de sócio sofre uma interferência muito forte do jogo. Hoje, o torcedor percebe como principal benefício a possibilidade de ver o time no estádio, o que impulsiona os números de adesão. Porém, nesse ano tivemos uma particularidade no programa que foi a adesão ao Movimento por um Futebol Melhor, o que possibilita trazer o sócio não apenas para o ambiente do jogo, mas também para o dia a dia, com descontos relevantes que compõem a cesta de produtos”, afirmou o dirigente.

Na modalidade mais barata, que paga R$ 27,50 por mês, o torcedor pode 'quitar' essa parcela mensal somente com os descontos adquiridos nas redes de supermercados conveniadas, o que na visão do dirigente "dá um gás" a mais ao programa, principalmente para os torcedores que não podem ir aos jogos e podem contribuir com o clube e serem beneficiados ao mesmo tempo.

Com a conjunção de fatores positivos que aconteceram em 2013, como a reabertura do Mineirão, o bom desempenho em campo e o título brasileiro, Marcone vê a possibilidade concreta de terminar o ano com 50 mil sócios. “A gente fez um planejamento sempre pensando em números e o nosso torcedor correspondeu positivamente as ações que a gente fez. O planejamento de 30 mil foi atingido no meio do ano, fizemos uma nova perspectiva para 40 mil e, em função disso tudo, esse número está cada vez mais nos surpreendendo. Não será uma surpresa fechar o ano com 50 mil", ressaltou.

Em virtude dos números positivos, o Cruzeiro já vislumbra alcançar a meta de 100 mil sócios em 2014 ou em 2015, entre sete a seis anos antes do previsto. O objetivo inicial era superar a casa dos seis dígitos apenas em 2021, o ano do centenário do clube. Para tanto, é necessário que o clube continue em um círculo virtuoso e consiga repetir a boa campanha que apresentou em 2013 nas próximas temporadas. 

“Falar sobre o comportamento da torcida é um terreno muito difícil  é difícil traçar o comportamento do torcedor. Mas se as coisas acontecerem como aconteceu nessa temporada, se todas as engrenagens continuarem em harmonia, é possível que ano que vem a gente dobre esse número e essa marca (100 mil) pode sair bem antes”, disse Marcone.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Zagueiro Dedé, reforço do Cruzeiro, foi apresentado com a camisa do Projeto Sócio Torcedor

Para ampliar a quantidade de adesões, o marketing do clube já planeja novas ações para captar sócios pelo interior do estado de Minas Gerais, onde está presente a maior parte dos cruzeirenses. Com sócios torcedores espalhados em 430 cidades de todo o país, a diretoria vê uma área muito grande de exploração no estado que tem o maior número de municípios (853) da Federação. A intenção é utilizar o Campeonato Mineiro como laboratório para realizar experiências nas cidades em que o clube jogar.

A partir de então, as ações serão realizadas em outras cidades do estado contando com visitas 'in loco' e a partir disso criando metas por região. Uma das propostas é de utilizar figuras ilustres como "embaixadores" do clube em suas respectivas localidades para ajudar a angariar novos contribuintes, inspirado em exemplo de outros clubes que obtiveram sucesso, como o Internacional, e até uma forma de revitalização do projeto "Confraria Celeste".

Entre os planos para aumentar o número de associados está a criação de novas modalidades de Sócio do Futebol que dão acesso garantido ao estádio. No entanto, o clube ainda planeja como conciliar isso com o período de Copa do Mundo, já que não poderá utilizar o Mineirão em algumas partidas. A intenção é de que em pouco tempo praticamente todos os ingressos sejam comercializados apenas para os sócios.  “Um grande número de venda de ingressos causa problemas de segurança e logística, e fica difícil de oferecer conforto ao torcedor”, disse Marcone Barbosa

“O nosso desejo é deixar que a venda de todos os ingressos aconteça de forma virtual e apenas um pequeno volume nas bilheterias. A gente entende que gera fila, transtorno, fomenta a possibilidade de cambistas e são situações que não agregam valor para o produto futebol. O que a gente quer é que o torcedor perceba o valor daquele ingresso, sendo um programa de lazer com segurança e conforto. Quando se consegue prever o público, dá para fazer um trabalho melhor de organização e oferecer um serviço de melhor qualidade”, complementou.

Novos preços

Na lista de ações envolvendo o programa de Sócio do Futebol existe a possibilidade de reajuste dos preços. Segundo Marcone Barbosa os valores ainda não foram discutidos, mas é muito provável que aconteça a partir de janeiro do ano que vem, englobando todas as modalidades, especialmente as que têm ingressos garantidos. "O torcedor que quiser uma garantia do mesmo preço deve entrar agora em novembro e dezembro, se deixar para entrar em janeiro a gente deve fazer um reajuste", avisou o dirigente.

Como o valor do sócio é vendido em uma anuidade dividida em até 12 parcelas sem juros no cartão de crédito, os preços para quem se tornar sócio neste ano não sofrerão reajustes. Atualmente, a modalidade Cruzeiro Sempre, a mais barata, custa R$ 330 ou 12 vezes de R$27,50, sem adesão, e dá direito a comprar ingressos com 30% de desconto e pela internet, além dos benefícios em descontos de produtos de empresas conveniadas ao Movimento por um Futebol Melhor.

As outras quatro categorias dão ingressos garantidos ao torcedor, porém apenas três estão disponíveis. A Copa do Brasil tem custo anual de R$1.140, que pode ser parcelado em até 12 vezes de R$ 95, mais a adesão de R$ 50. O mesmo vale para a modalidade Libertadores (R$1.800 em 12 vezes de R$150) e Tríplice Coroa (R$2.400 dividido em 12 vezes).