Topo

Coritiba bate Botafogo com falha de Jefferson e deixa zona de rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/12/2013 19h01

Efetivo nas oportunidades que criou, o Coritiba conseguiu vitória importante na tarde deste domingo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense venceu dentro de casa por 2 a 1 – com gol de cabeça de Deivid, em jogada com falha decisiva de Jefferson, e Alex. O resultado alivia o Coritiba, que chega aos 45 pontos, deixa a zona de rebaixamento e chega à 38ª rodada da competição em melhores condições que os concorrentes diretos.

O Botafogo, por sua vez, tem o seu planejamento de chegar à Copa Libertadores cada vez mais comprometido. Com 58 pontos, o time de Oswaldo de Oliveira se mantém na quinta colocação, mas pode ver os integrantes do G-4 se distanciarem na tabela do Brasileirão. A última rodada do torneio decidirá o futuro dos dois times em 2014. O Coritiba visita o São Paulo, já o Botafogo recebe o Criciúma.

Coritiba e Botafogo começaram o jogo de forma lenta, com mais estudo que ação. Os donos da casa eram mais cautelosos, com pouca produção ofensiva até os 20min de partida. O time alvinegro tinha domínio no meio-campo, mas pouco forçava para dar trabalho ao goleiro Vanderlei. O jogo começou a esquentar a partir dos 26min, quando Seedorf avançou pela direita e chutou perto do gol adversário.

A resposta do Coritiba veio em seguida, com finalização de Carlinhos para boa defesa de Jefferson. O Botafogo diminuiu o ritmo veloz com troca de passes e voltou a controlar a partida. Em escanteio, aos 37min, os visitantes tiveram oportunidade com cabeçada de Dória.

Apesar da pouca pressão no ataque, o Coritiba chegou ao gol um minuto depois. Alex cobrou falta na cabeça de Deivid. A bola chegou fraca a Jefferson, mas o goleiro falhou após a bola quicar e aceitou o lance: 1 a 0.

Em vantagem, o Coritiba voltou do intervalo fechado e dava poucas chances ao Botafogo. O Alvinegro forçava jogadas longas, mas abusava dos erros e mostrava pouca força para furar a retranca adversária. Com a necessidade de atacar, os visitantes só chegaram aos 15min, com um jogador improvável. Gabriel fez jogada individual e finalizou. Vanderlei se esticou para fazer a defesa.

O Coritiba esperava uma oportunidade para atacar, que veio aos 23min. Deivid fez grande jogada pela direita e encontrou Alex livre dentro da área do Botafogo. O camisa 10 só teve o trabalho de empurrar para o gol para marcar 2 a 0 e tranquilizar a torcida coxa branca, que até ironizou e gritou olé nas trocas de passes de seu time.

O Alvinegro assustou os torcedores rivais aos 38min. O zagueiro Dória arriscou ida ao ataque e acertou cruzamento para Bruno Mendes, que acertou a finalização e diminuiu o placar para 2 a 1. O Coritiba, que até então controlava o jogo com facilidade, se complicou. Lodeiro tentou, Seedorf também. Mesmo com tensão, a torcida da casa pôde comemorar. Ao menos nesta 37ª rodada do campeonato.

CORITIBA 2 x 1 BOTAFOGO
 
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data: 01/12/2013, domingo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Pablo Almeida da Costa
Cartões amarelos: Gabriel e Marcelo Mattos (Botafogo)
Gols: Deivid, aos 38min do primeiro tempo, e Alex, aos 23min do segundo tempo, para o Coritiba; Bruno Mendes, aos 38min do segundo tempo, para o Botafogo
 
CORITIBA
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Júnior Urso, Willian, Gil (Germano) e Carlinhos; Alex (Lincoln) e Deivid
Técnico: Tcheco
 
BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Henrique), Gabriel, Seedorf, Hyuri (Lodeiro) e Rafael Marques; Elias (Bruno Mendes)
Técnico:  Oswaldo de Oliveira

ESCOLHA A SELEÇÃO E O CRAQUE DA RODADA