Topo

Enderson não resiste a série negativa e é demitido do Fluminense

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/09/2015 22h26

Enderson Moreira não é mais técnico do Fluminense. O treinador não resistiu ao péssimo momento atravessado pelo time, que acumula dez derrotas nos últimos 13 jogos do Campeonato Brasileiro. O Tricolor lutava pelas primeiras posições, mas caiu de rendimento e atualmente está no meio de tabela – entre Libertadores e zona de rebaixamento. O último compromisso dele como comandante da equipe foi nesta quarta, quando saiu derrotado por 4 a 1 para o Palmeiras, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Queria comunicar a rescisão do contrato do Enderson e da comissão técnica que veio com ele. Quero agradecer a dedicação. Fizemos um bom primeiro turno. Hoje, no primeiro tempo, fomos bem. No segundo, após os gols, o aspecto mental pesou. Terminamos com derrota chata, feia. Isso nos chateia muito. Temos de virar esse momento ruim. No momento, o que podemos fazer é comunicar a rescisão. Desejo sucesso a ele. Agradeço. Estamos trabalhando em novo nome. Foi uma decisão nossa", explicou o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, logo após a derrota.

"Agora é jogo a jogo e a Copa do Brasil. Já estamos procurando um técnico. Vamos trabalhar bastante amanhã [quinta] para definir isso. Não há desculpas para essa queda de rendimento. Que os erros sirvam como referência. Queremos um treinador que explore o potencial do grupo, porque futebol o grupo tem", complementou.

A derrota desta quarta-feira irritou a diretoria. O Fluminense vencia por 1 a 0 quando Fred perdeu pênalti e manteve o caminho aberto para que o Palmeiras virasse o placar com duas falhas de Diego Cavalieri. O Tricolor é o lanterna do returno do Campeonato Brasileiro, com apenas um ponto conquistado em sete jogos. 

"Algumas coisas aconteceram por infelicidade. Não vou chorar arbitragem. Temos de considerar algumas coisas. Quando teve dois jogos por semana, tivemos problemas. Nada serve de desculpa. Não temos que debater tudo o que aconteceu. Temos de levar as coisas para frente. E evitar que as coisas se repitam", analisou Siemsen.

Essa foi a segunda passagem de Enderson Moreira pelo Fluminense. Em 2011, ele era o auxiliar técnico e assumiu interinamente até a chegada de Abel Braga. Na atual temporada, ele somou 26 jogos pelo Tricolor, com 11 vitórias, quatro empates e onze derrotas.

A passagem do treinador pelas Laranjeiras foi encerrada com clima tenso nos bastidores. Ronaldinho Gaúcho não quis ficar no banco de reservas no clássico com o Flamengo e incomodou o restante do elenco. Na volta, o camisa 10 foi barrado por Enderson Moreira.