Topo

Botafogo vence, se afasta da zona de rebaixamento e tira Palmeiras da ponta

Vagner - Vitor Silva/SSPress/Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Do UOL, em São Paulo

31/07/2016 20h23

O Palmeiras foi derrotado e perdeu a liderança na noite deste domingo (31), na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em noite inspirada de Neilton, que fez dois gols, o Botafogo venceu por 3 a 1, se afastou da zona de rebaixamento e deixou a primeira colocação nas mãos do Corinthians. A equipe do Palestra Itália, que perde a segunda seguida, ocupava a ponta desde a 9ª rodada. Camilo, pelo time carioca, e Erik, pelos paulistas, completaram o placar. 

Não foi o fim de semana do time alviverde. No sábado, a equipe recebeu a notícia que Fernando Prass não jogaria mais em 2016 por uma nova lesão no cotovelo. Neste domingo, jogou mal, não mostrou criatividade e ainda cometeu erros que normalmente não são vistos. Para piorar, viu Corinthians e Santos vencerem e fica na 3ª colocação, com 32 pontos, um atrás do arquirrival. O Grêmio, que também poderia passar os palmeirenses, só empatou com o lanterna América-MG. O Botafogo, por sua vez, chega aos 20 pontos, na 14ª colocação. 

Neílton comemora gol do Botafogo diante do Palmeiras - Vitor Silva/SS Press - Vitor Silva/SS Press
Imagem: Vitor Silva/SS Press

Começo arrasador deixa Zé Roberto na saudade

Se o torcedor palmeirense está acostumado a ver sua equipe começar de maneira arrasadora, neste domingo, foi a vez de assistir ao adversário dominando as ações. Nos primeiros 20 minutos, a equipe carioca controlou o jogo e não deu chance ao adversário. Neílton foi acionado à direita em belo lançamento de Lindoso, nas costas de Zé Roberto, e disparou sem dar chances ao lateral veterano. Com chute cruzado, ele venceu Vagner e abriu o placar.

E que golaço!

Neilton infernizou a zaga alviverde no primeiro tempo. Depois de fazer o gol pela direita, ele apareceu pela esquerda e deu um drible que quase fez Jean e Edu Dracena baterem a cabeça. Depois, foi só escolher onde bateria para fazer o segundo gol do jogo.  O Palmeiras, então, melhorou e criou três boas chances de gol em sequência. Sidão defendeu todas elas.

Palmeiras melhora, mas não o suficiente

No segundo tempo, o Palmeiras melhorou com a bola nos pés. Dudu e Rafael Marques entraram para as saídas de Cleiton Xavier e Rafael Marques. Erik chegou até a acertar a bola no travessão de Sidão, mas não foi o suficiente. Apesar de ter mais domínio de bola, o time mostrou falta de criatividade e excesso de bolas aéreas, que não resultaram em nada. Erik ainda aproveitou rebote de Sidão em chute de Moisés para diminuir o placar. Se os palmeirenses tinham alguma esperança, ela acabou com Camilo, aos 41 minutos do 2º tempo, que fez gol de pênalti sofrido por Vinicius. 

Prass recebe homenagem. Dudu fica no banco

O Palmeiras entrou em campo pela primeira vez após a notícia do corte de Fernando Prass. Os jogadores, inclusive, carregaram uma faixa com a frase “Força, Fernando Prass. Estamos todos com você”. O goleiro provavelmente não joga mais neste ano e será substituído por Vagner, que fez sua segunda partida como titular na noite deste domingo. Além disso, a torcida também se surpreendeu com Dudu no banco de reservas. Por opção do treinador, o atacante começou a partida sentado, com Erik, Guedes e Leandro Pereira como titulares.

Susto antes do jogo

Três membros da delegação alviverde ficaram feridos após um acidente com o veículo a caminho da Arena Botafogo. O fotógrafo da equipe, Cesar Greco, e Artur Ramalho e Gabriel Oliveira, dois membros da comissão técnica, foram levados para o hospital. Todos passam bem, mas Artur precisou ficar no hospital em observação.

Agenda

O Palmeiras volta a jogar na quinta-feira, novamente fora de casa. Desta vez, o adversário é a Chapecoense, na Arena Condá, às 21h30. O Botafogo vai a Campinas para enfrentar a Ponte Preta, no mesmo dia, mas às 19h15.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 1 PALMEIRAS
Local:
Arena Botafogo (Luso-brasileira), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de julho, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Canales, Airton e Diogo Barbosa (BOT); Edu Dracena, Jean e Vitor Hugo (PAL)
Gols: Neilton, aos 18 e 34 minutos do 1º tempo, e Camilo aos 41 minutos do 2º tempo. Erik, aos 32 minutos do 2º tempo

BOTAFOGO: Sidão; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense), Bruno Silva e Camilo; Neílton e Canales (Vinicius Tanque)
Técnico: Ricardo Gomes.

PALMEIRAS: Vagner; Jean, Edu Dracena (Thiago Martins), Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos e Moisés; Róger Guedes (Rafael Marques), Cleiton Xavier (Dudu) e Erik; Leandro Pereira.
Técnico: Cuquinha