Topo

Felipão encara o Atlético-MG para quebrar mais um tabu e buscar recorde

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, comanda o Palmeiras durante jogo da Copa Libertadores - AP Photo/Andre Penner
Luiz Felipe Scolari, o Felipão, comanda o Palmeiras durante jogo da Copa Libertadores Imagem: AP Photo/Andre Penner

Do UOL, em São Paulo

09/11/2018 04h00

O Palmeiras de Felipão tem se caracterizado por quebrar tabus em busca do título brasileiro. Neste domingo (11), o Alviverde busca mais uma vitória inédita: os palmeirenses nunca deixaram o Independência comemorando uma vitória contra o Atlético-MG desde a reinauguração do estádio, em 2012.

A última vez que o time paulista comemorou uma vitória contra o Galo como visitante foi em 2010, no jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão. O jogo foi disputado no Ipatingão.

Neste ano, Felipão já conseguiu quebrar sequências incômodas: ganhou do São Paulo pela primeira vez desde 2002 no Morumbi, ganhou da Chapecoense na Arena Condá e interrompeu jejum de 10 jogos contra o Cruzeiro e sete anos contra o próprio Atlético-MG na vitória do primeiro turno.

Marca histórica na mira

O treinador ainda tem a chance de igualar uma marca pessoal à frente do Palmeiras: se não perder do Galo, conseguirá 18 jogos sem derrotas no Brasileirão, fato que aconteceu em 1998. Se ficar mais três jogos sem ser derrotado, o time ainda ultrapassa o recorde histórico do de 19 partidas sem perder.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Palmeiras, Felipão precisa de mais três vitórias para igualar Vanderlei Luxemburgo como o técnico que mais venceu: hoje, são 73 triunfos, contra 76 do “professor”.

Com 66 pontos e cinco de vantagem para o segundo colocado, o Alviverde precisa fazer mais sete pontos para atingir a pontuação que nunca nenhum vice-campeão conseguiu fazer na Era dos Pontos Corridos. O clube, no entanto, evita fazer projeções de título e mantém o discurso de “pensar jogo a jogo”.