Topo

Série B - 2019

Fumagalli volta a decidir, Americana vira sobre ABC e dorme no G-4

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/08/2011 22h23

O experiente Fumagalli voltou a decidir a favor do Americana na noite desta sexta-feira, no estádio Décio Vitta. Depois de ver o ABC abrir o placar com um golaço de Pio da intermediária, o meia-atacante deu uma linda assistência para o tento de Danilo Santos e ainda marcou o gol da virada, aos 40min do segundo tempo, garantindo assim o triunfo de 2 a 1 da equipe paulista sobre a potiguar.

"A gente tem que exaltar o grupo, o Sérgio Guedes, que deu confiança para mim jogar, e o grupo, que está de parabéns. A equipe se superou no segundo tempo e nosso intuito, desde o começo, era estar entre os quatro. Agora é manter isso aí porque na segunda fase vai ser ainda mais difícil", declarou o experiente Fumagalli, que marcou quatro gols nos últimos três jogos do Americana.

Com o resultado, o Americana vai aos 30 pontos, ganha três posições na tabela e dorme na quarta colocação. Agora, o time paulista fica na torcida para que o Paraná não supere o Bragantino neste sábado (em Bragança Paulista) para que assim termine o primeiro turno da Série B entre os quatro melhores. O ABC, por sua vez, estaciona nos 25 pontos, e cai para o 11º lugar.

Não precisou de muito tempo após o apito inicial para ficar claro qual seria o panorama da partida: Americana em busca do ataque, com muito mais posse de bola, e ABC explorando os contra-ataques. Mesmo assim, foi a equipe visitante quem criou a primeira grande chance de gol. Lins recebeu sozinho dentro da área, dominou com a direita e bateu de esquerda, mas mandou para fora.

Porém, com o decorrer da etapa inicial, o Americana passou a tomar conta de vez do jogo e, não fossem os erros de finalização de Charles, teria aberto o placar antes do intervalo. Na melhor das chances, aos 11min, o atacante recebeu cruzamento da ponta direita de Fumagalli e, sozinho na pequena área, cabeceou para o chão; porém, exagerou na força e mandou a bola por cima do gol.

Aos 35min, uma cena chocante. Alê e Rômulo chocaram ‘cabeça com cabeça’ de forma violenta e o jogo ficou paralisado por cerca de cinco minutos. Ambos sangraram muito, e só o volante do Americana voltou para o campo; já o jogador do ABC, mais prejudicado no lance, até foi liberado pelo departamento médico, mas Guto Ferreira optou por não arriscar e colocou Pio em campo.

“A gente não está tendo a posse de bola, mas na medida do possível, toda vez que der para puxar o contra-ataque com qualidade, nós vamos puxar”, analisou o meia Cascata, que falou ainda sobre o enorme corte que foi aberto no supercílio do companheiro Rômulo. “Abriu bastante, mas com certeza, creio em Deus, que vai valer a pena esse sangue derramado por ele”, completou.

O intervalo fez mal para as duas equipes, que voltaram para a segunda etapa com um futebol muito mais fraco do que o apresentado no primeiro tempo. Mas uma finalização extremamente feliz de Pio mudou a história da partida, aos 11min. O jogador acertou uma bomba da intermediária e acabou surpreendendo o goleiro Jaílson, que só viu a bola dentro das redes.

O duelo cresceu de produção, e o Americana não demorou muito para empatar. Fumagalli deu uma assistência espetacular para Danilo, que havia acabando de entrar; o atacante invadiu a área e bateu cruzado, rasteiro, sem chances para Camilo, aos 21min. Já aos 40min, Danilo Santos retribuiu o presente e deixou Fumagalli na cara do gol para garantir a virada ao time do casa.

Ainda houve tempo para um lance bastante polêmico, aos 43min. Pio cobrou falta do canto direito da área e Jaílson fez a defesa; a dúvida ficou sendo se a bola ultrapassou ou não a linha, mas o juiz optou por seguir o lance. Ao final da partida, os jogadores do ABC foram para cima do árbitro, mas logo desistiram da reclamação. "O bandeirinha não deu o gol de sacanagem", criticou Pio.

AMERICANA 2 X 1 ABC

Americana
Jaílson; Paulo Sérgio (Luiz Felipe), Fernando, Thiago Gomes e Magal; Alê, Léo Silva, Fumagalli e Válber (Rafael Chorão); Charles e André Luiz (Danilo Santos)
Técnico: Sérgio Guedes

ABC
Camilo, Samuel, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Potiguar (Nêgo); Rômulo (Pio), Erivelton, Makelelê e Cascata; Lins (Éderson) e Leandrão
Técnico: Guto Ferreira

Data: 26/08/2011, sexta-feira
Local: Décio Vitta, em Americana (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Maurício Silva Penna e Lúcio Beiersdorf Flor (ambos de RS)
Cartões amarelos: Renatinho Potiguar (ABC); Léo Silva, Rafael Chorão (Americana)
Gols: Pio, aos 11min, Danilo Santos, aos 21min, Fumagalli, aos 40min do segundo tempo