Topo

Coritiba tem atuação ruim como visitante na Copa BR e só fez um gol em 5 jogos

Coritiba só fez gol no estádio Mangueirão, no Pará, nesta edição da Copa do Brasil - Divulgação/Coritiba
Coritiba só fez gol no estádio Mangueirão, no Pará, nesta edição da Copa do Brasil Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 06h00

O Coritiba sabe que marcar gol em Barueri, nesta quinta-feira, diante do Palmeiras pode ser diferencial para definir o inédito título da Copa do Brasil. No entanto, precisará acabar com um péssimo retrospecto na atual edição do torneio nacional: a de ter feito apenas um gol em cinco jogos disputados longe do Couto Pereira.

O time do técnico Marcelo Oliveira não mostrou força como visitante. Até o momento, o único tento anotado fora de casa ocorreu na vitória sobre o Paysandu por 1 a 0, no Mangueirão. Como comparativo, seu adversário Palmeiras já fez dez gols fora de casa. Marcou em todas as partidas que atuou como visitante.

No dia 14 de março, o Coritiba iniciou sua trajetória na competição com um empate sem gols, diante do Nacional-AM. Depois, na segunda fase, caiu diante do ASA por 1 a 0, em Arapiraca. Nas quartas de final, mais um 0 a 0, agora com Vitória, no Barradão.

Apesar de criar boas oportunidades, acertar uma bola na trave e jogar com um a mais durante boa parte da partida, o Coritiba também não conseguiu vazar a defesa do São Paulo e foi derrotado por 1 a 0, no primeiro jogo da fase semifinal.

Essa fragilidade ofensiva do Coritiba, porém, não foi registrada no início de sua participação da edição do ano passado, quando também avançou à final da Copa do Brasil. Pelo contrário. Os paranaenses fizeram 1 a 0 no Ypiranga-RS, em Erechim, aplicaram 2 a 1 no Atlético-GO, em pleno Serra Dourada, e bateram o Caxias por 1 a 0, em Caxias do Sul.

A seca de gols como visitante, porém, apareceu na reta final da competição. Após aplicar incríveis 6 a 0 no Palmeiras, no Couto Pereira, caiu no Pacaembu (2 a 0). Depois, empatou sem gols contra o Ceará pela semifinal. Para completar, foi derrotado em São Januário pelo Vasco por 1 a 0, no primeiro jogo decisivo.