Topo

Vasco recebe Universidad de Chile para abrir vantagem em 'final antecipada' da Sul-Americana

Após vitória sobre o Universitario (foto), Vasco inicia busca por vaga na final nesta quarta - André Portugal/ FOTOCOM
Após vitória sobre o Universitario (foto), Vasco inicia busca por vaga na final nesta quarta Imagem: André Portugal/ FOTOCOM

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro

23/11/2011 06h03

Considerados por muitos os dois melhores times da Copa Sul-Americana, Vasco e Universidad de Chile se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, em São Januário, pela partida da ida da semifinal da competição. O confronto entre brasileiros e chilenos já é considerado uma espécie de final antecipada do torneiro, visto que os dois times estão em um nível bem acima de LDU, do Equador, e Vélez Sarsfield, da Argentina, que disputam a outra vaga na decisão.

Vasco usa brincadeira com Nicole Bahls para 'relaxar' antes de decisão

  • AgNews/ Site oficial do Vasco

    Se normalmente é nos tradicionais "rachões" que os times relaxam nas vésperas de jogos, nesta terça-feira o clima de descontração no Vasco começou ainda na roda de bobo, usada como aquecimento antes do treino recreativo. A um dia do primeiro jogo das semifinais da Copa Sul-Americana, contra a Universidad de Chile, o zagueiro reserva Victor Ramos sofreu com as brincadeiras dos companheiros. O jogador vive um romance com a modelo Nicole Bahls e este foi o "mote" da brincadeira. Cada vez que o zagueiro pegava na bola, os demais jogadores cantavam "Do Leme ao Bahls", no ritmo da canção "Do Leme ao Pontal", imortalizada por Tim Maia

Jogando a primeira partida da série em casa, os vascaínos terão força máxima para enfrentar a "La U". Os únicos desfalque serão o meia Diego Souza, expulso no jogo de volta das quartas de final, contra o Universitario, do Peru, e o atacante Eder Luis, que sofreu uma fratura no pé esquerdo e está fora da temporada. Com cada vez mais chances de brigar pelo título, será a primeira vez que o time cruzmaltino terá sua formação principal na competição.

Sem o privilégio de decidir o confronto jogando em casa, já que a segunda partida será no Chile, o técnico Cristóvão Borges sabe que precisa abrir uma boa vantagem no duelo desta quarta-feira. Além da obrigação de balançar as redes adversárias, o treinador considera fundamental que o time não sofra gols.

"Antes de qualquer coisa, não podemos sofrer gols. Sabemos da qualidade do time deles quando atua em casa e precisamos levar o maior tipo de vantagem possível para o jogo da volta. Mesmo com o desgaste desta reta final de temporada, não podemos poupar ninguém. Queremos o título e vamos com o que temos de melhor para este jogo", disse o comandante cruzmaltino, que ainda não definiu os substitutos de Diego Souza e Eder Luis.

Considerado pela crônica esportiva chilena o "Barcelona das Américas", a Universidad de Chile, que defende uma invencibilidade de cinco meses, se inspira na atuação contra o Flamengo, quando goleou o time carioca por 4 a 0 no Engenhão, nas oitavas de final do torneio, para conseguir um bom resultado na partida de ida das semifinais.

O VASCO NO TWITTER

Ainda assim, o técnico Jorge Sampaoli garante que a história será bem diferente desta vez. "O Vasco é a melhor equipe do futebol brasileiro atualmente e eles vivem um momento particular. Conquistaram a Copa do Brasil, estão em segundo no Brasileiro e ainda lutam pela Sul-Americana. Ou seja, existe uma grande diferença entre Vasco e Flamengo hoje. Este confronto será uma grande possibilidade de alcançarmos um outro patamar", analisou o treinador chileno.

Sem esconder a prioridade pela competição sul-americana, o comandante da "La U", que poupou os titulares da rodada do campeonato chileno do último fim de semana, terá o time completo para o duelo desta quarta-feira.

VASCO x UNIVERSIDAD DE CHILE

Data e horário: 23/11/2011 (quarta-feira), às 21h50 (horário de Brasília)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Transmissão na TV: Rede Globo (menos para o estado de SP, Rede Bandeirantes e SporTv)
Árbitro: Antonio Arias (Paraguai)
Auxiliares: Rodney Aquino (Paraguai) e Carlos Cáceres (Paraguai)

Vasco
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Allan (Leandro), Juninho e Felipe; Bernardo e Elton.
Técnico: Cristóvão Borges

Universidad de Chile
Herrera; Osvaldo González, Marcos González e Rojas; Rodríguez, Aránguiz, Díaz, Mena e Lorenzetti; Vargas e Gallegos
Técnico: Jorge Sampaoli