Topo

Corinthians

Em nota, Racing pede que torcida não grite "macaco" na Arena Corinthians

Torcedor assiste à partida entre Atlético-MG e Racing na Libertadores de 2016 - Thomas Santos/AGIF
Torcedor assiste à partida entre Atlético-MG e Racing na Libertadores de 2016 Imagem: Thomas Santos/AGIF

Do UOL, em São Paulo

12/02/2019 19h23

O Racing Club publicou um comunicado oficial nesta terça-feira (12) instruindo seus torcedores a não gritar "macaco" na partida contra o Corinthians pela Copa Sul-Americana. Em uma série de esclarecimentos, o clube argentino explicou como é o plano de segurança na cidade de São Paulo e pediu que gritos e gestos de macaco sejam evitados no jogo desta quinta-feira.

"Esclarecemos que constitui um delito racial fazer gestos de macaco ou dizer "macacos" aos torcedores locais, pois no Brasil é crime assimilar uma pessoa a um animal", diz o texto publicado no site oficial do Racing, o que é controverso, pois este é um dos poucos casos que pode ser considerado injúria racial.

"A polícia agirá diante destes ocorridos e fará a detenção dos torcedores envolvidos. Há câmeras em todo o estádio para registrar esta forma de ofensas raciais. As consequências podem ser severas tanto para o clube (multas), quanto para as pessoas envolvidas (antecedentes criminais, impossibilidade de deixar o Brasil, multas e gastos judiciais)", explica o comunicado.

A nota ainda informa que um cônsul brasileiro acompanhará os argentinos na saída da Arena Corinthians, que acontecerá apenas após a torcida local se dispersar. Antes disso, a entrada dos visitantes ao estádio acontece a partir das 19h30 (de Brasília).

O Racing lembra aos torcedores que é proibida a utilização de elementos que cubram o rosto e impeçam a identificação das pessoas. Também não é permitido instrumentos musicais, bandeiras grandes ou faixas que aludam a torcidas organizadas ou lemas políticos. São todas normas da Conmebol, que valem para todas as partidas organizadas pela entidade.

Corinthians e Racing se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (14), na Arena Corinthians. É o jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, enquanto a partida de volta acontece em Avellaneda no próximo dia 27.

Siga o UOL Esporte no

Corinthians