Em nota, Racing pede que torcida não grite "macaco" na Arena Corinthians
O Racing Club publicou um comunicado oficial nesta terça-feira (12) instruindo seus torcedores a não gritar "macaco" na partida contra o Corinthians pela Copa Sul-Americana. Em uma série de esclarecimentos, o clube argentino explicou como é o plano de segurança na cidade de São Paulo e pediu que gritos e gestos de macaco sejam evitados no jogo desta quinta-feira.
"Esclarecemos que constitui um delito racial fazer gestos de macaco ou dizer "macacos" aos torcedores locais, pois no Brasil é crime assimilar uma pessoa a um animal", diz o texto publicado no site oficial do Racing, o que é controverso, pois este é um dos poucos casos que pode ser considerado injúria racial.
"A polícia agirá diante destes ocorridos e fará a detenção dos torcedores envolvidos. Há câmeras em todo o estádio para registrar esta forma de ofensas raciais. As consequências podem ser severas tanto para o clube (multas), quanto para as pessoas envolvidas (antecedentes criminais, impossibilidade de deixar o Brasil, multas e gastos judiciais)", explica o comunicado.
A nota ainda informa que um cônsul brasileiro acompanhará os argentinos na saída da Arena Corinthians, que acontecerá apenas após a torcida local se dispersar. Antes disso, a entrada dos visitantes ao estádio acontece a partir das 19h30 (de Brasília).
O Racing lembra aos torcedores que é proibida a utilização de elementos que cubram o rosto e impeçam a identificação das pessoas. Também não é permitido instrumentos musicais, bandeiras grandes ou faixas que aludam a torcidas organizadas ou lemas políticos. São todas normas da Conmebol, que valem para todas as partidas organizadas pela entidade.
Corinthians e Racing se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (14), na Arena Corinthians. É o jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, enquanto a partida de volta acontece em Avellaneda no próximo dia 27.
18 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Que faaaaaaasee da humanidade hein, ter que por meio oficial pedir para torcida não cometer injuriais raciais, não ser preconceituosa... Se bem que nos brasileiros apesar de sermos um pais de maioria descendência negra,somos um dos mais racistas no mundo, ate nosso excelentíssimo presidente ,então não da para falar muito , né?
QUE VERGONHA PARA OS ARGENTINOS QUE MORAM AQUI. NÃO SE DEVE SER MÁU EDUCADO. ISSO QUER DIZER QUE???? LÁ PODE????