Topo

Carioca - 2019

Joel usa fórmula campeã brasileira em 2009 para justificar retranca no Flamengo

Willians (D) e Petkovic faziam parte do meio campo campeão brasileiro pelo Fla em 2009 - VIPCOMM
Willians (D) e Petkovic faziam parte do meio campo campeão brasileiro pelo Fla em 2009 Imagem: VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/02/2012 18h31

Questionado por muitos sobre a tradicional retranca que costuma montar nos times que dirige, o técnico Joel Santana já encontrou uma boa resposta para fugir das críticas no Flamengo. Após escalar o meio campo com três volantes na última partida e podendo repetir a formação para o próximo jogo, o treinador disse que a opção tática é inspirada na formação utilizada pelo rubro-negro na conquista do título brasileiro de 2009.

Fla 'libera geral' e descarta fiscalização aos jogadores durante o Carnaval

  • Apesar dos problemas recentes envolvendo os excessos de jogadores nas baladas da noite carioca, o Flamengo não está preocupado com o desempenho fora de campo dos seus atletas durante o período de Carnaval. Apostando no comprometimento do grupo rubro-negro, a diretoria descartou qualquer tipo de fiscalização ao elenco e liberou a folia nos períodos de folga

Com Willians, Airton e Maldonado na linha de marcação no meio, o clube encerrou um jejum de 17 anos sem títulos de campeonato brasileiro. Na época, o sérvio Petkovic assumia a responsabilidade pela armação das jogadas, papel que será desenvolvido por Ronaldinho nas próximas partidas.

"Apesar de muita gente falar que eu só gosto de retranca, eu não faço as coisas por acaso. Não invento nada, existe uma coerência. Fui estudar, pesquisar, ver o passado do clube e descobri que o time tinha sido campeão brasileiro com uma formação com três volantes. Isso ninguém fala, mas é o trabalho que faço", argumentou Joel, acrescentando.

"Na jogo de quarta-feira, pela Libertadores, usei este time e estávamos vencendo por 1 a 0. Quando tive que tirar o Airton, acabamos sofrendo o empate. Isso mostra que, por enquanto, esta formação defensiva é a melhor. Não estávamos preparado para jogar sem um homem de marcação ali e tomamos o gol", lembrou o treinador.

Procurando defender sua opção pela tradicional retranca, a tendência é que Joel Santana confirme Luiz Antônio no time titular para a partida deste sábado, contra o Resende, às 16h20, em Volta Redonda. O meio com características de marcação assumirá a vaga de Renato Abreu, que sofreu uma fratura no dedo médio da mão direita e está fora do jogo decisivo pela última rodada da Taça Guanabara.

Sem maiores novidades, o treinador rubro-negro confirmará o time com Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Júnior César; Airton, Willians, Luiz Antônio (Bottinelli) e Ronaldinho; Deivid e Vagner Love.