Topo

Carioca - 2019

Diretoria do Fla dá sobrevida a Joel, mas intensifica contatos com Renato Gaúcho

Joel Santana respira no cargo enquanto os dirigentes do Fla trabalham nos bastidores - AFP/ Juan Mabromata
Joel Santana respira no cargo enquanto os dirigentes do Fla trabalham nos bastidores Imagem: AFP/ Juan Mabromata

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2012 06h10

A vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no último sábado, pela Taça Rio, serviu apenas como calmante para a crise do Flamengo. Antes do confronto decisivo contra o Lanús, na próxima quinta-feira, às 19h30, no Engenhão, pela Copa Libertadores, a diretoria seguirá planejando o futuro do futebol rubro-negro, discutido intensamente nos últimos dias. Renato Gaúcho já recebeu telefonemas e seu nome está em pauta.

Embora, Joel Santana tenha se garantido momentaneamente no cargo com o triunfo frente ao maior rival, a situação do treinador está longe de ser confortável, assim como a relação com Paulo César Coutinho, vice de futebol. Indicado por Walter Oaquim, vice de relações exteriores, Coutinho passou o primeiro mês no Flamengo sendo ignorado por Joel. O clima só foi “amenizado” após reclamação do dirigente por uma reunião com a presidente Patricia Amorim e Oaquim. Os dois intercederam junto ao treinador.

No entanto, o principal equívoco admitido internamente trata-se da contratação de Joel Santana antes de o clube definir quem mandaria no futebol após a demissão de Vanderlei Luxemburgo e a antiga cúpula. Sabedores de que a situação é delicada, membros da diretoria buscam soluções. A principal delas envolve o início dos entendimentos com Renato Gaúcho para uma possível troca no comando.

Segundo apurou o UOL Esporte, Michel Levy, vice de finanças rubro-negro, telefonou recentemente para o treinador, contato que aconteceu algumas vezes antes do acerto definitivo com Joel. Walter Oaquim é o principal entusiasta da contratação caso a presidente Patricia Amorim resolva de fato mexer no futebol. Os dirigentes entendem que o clube atravessa um momento difícil e seria complicado trazer um nome de peso no meio da temporada.

Outra modificação estudada é a contratação de um diretor executivo de futebol. Um profissional da área é considerado necessário e o Flamengo busca recursos para auxiliar os dirigentes que estão à frente do departamento no momento.

Sobre as cobranças e a reunião da presidente Patricia Amorim com os jogadores na última sexta-feira, Joel Santana tratou o episódio como parte do futebol. O treinador não participou da conversa em um hotel na Barra da Tijuca, local da concentração da equipe.

“As cobranças são normais, tomamos nove gols, perdemos aqui, ali… Deixamos escapar vantagens… A direção tem todo o direito de conversar com os jogadores e saber o que está acontecendo. Isso é normal para quem quer ganhar”, desconversou.

REFORMULAÇÃO DO ELENCO INICIADA

Mesmo com chances matemáticas na Copa Libertadores e classificado para as semifinais da Taça Rio, a diretoria já iniciou internamente a reformulação do elenco. Cinco jogadores serão negociados e, inicialmente, o clube fará três contratações. O volante Cáceres, do Libertad-PAR, o atacante Adriano, que irá se recuperar de cirurgia nas dependências rubro-negras, além do zagueiro Juan, da Roma-ITA.

Os três nomes são dados como certos nos bastidores. Chama a atenção o zagueiro Juan, sonho da presidente Patricia Amorim desde que assumiu o clube, mas que nunca esteve perto efetivamente de ser anunciado. Desta vez, ao que parece, a história será diferente. O que não muda no turbilhão da Gávea é a aparente confusão para a tomada de decisões, constante após a conquista do Brasileiro de 2009.