Topo

PSG conquista o Francês após 19 anos em primeiro título da 'era bilionária'

Jogadores do PSG comemoram o gol de Menez na partida contra o Lyon - AP Photo/Laurent Cipriani
Jogadores do PSG comemoram o gol de Menez na partida contra o Lyon Imagem: AP Photo/Laurent Cipriani

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/05/2013 17h55

A longa espera da torcida do PSG acabou na tarde deste domingo. Ao vencer fora de casa o Lyon por 1 a 0, com gol de Jérémy Ménez, o time treinado pelo italiano Carlo Ancelotti conquistou o Campeonato Francês com duas rodadas de antecipação. O título era desejado há 19 anos, quando Raí, Ricardo Gomes e companhia fizeram história em uma campanha com apenas três derrotas. A taça também é a primeira da era 'bilionária', desde a compra do clube pelo empresário catariano Nasser Al-Khelaïfi.

O triunfo deste domingo deixa o PSG com 77 pontos, sete acima do Olympique de Marseille, que já não pode mais alcançar o rival restando apenas duas partidas. Jogando melhor desde o início da partida, o time da capital criou oportunidades, mas só chegou ao gol em falha do Lyon. Aos 8min, Ibrahimovic roubou a bola e puxou contra-ataque, rolando para Thiago Motta. O brasileiro naturalizado italiano tocou para Menéz na esquerda, e o francês bateu cruzado para marcar o único gol da partida.

O título começou a ser montado em 2011, quando a equipe foi vendida para o grupo oriundo dos Emirados Árabes e passou a realizar contratações milionárias. A base, já reforçada, recebeu outros nomes importantes no início da temporada passada, com a chegada de Ibrahimovic e Thiago Silva, do Milan-ITA, Lavezzi, do Napoli-ITA e Lucas, do São Paulo. Foram mais de R$ 360 milhões gastos no total. O sueco Ibrahimovic foi o líder na conquista, marcando 27 gols até agora, artilheiro da competição.

A campanha até agora teve 23 vitórias, oito empates e cinco derrotas, além de 63 gols marcados e 21 sofridos. Melhor ataque, melhor defesa e aproveitamento de 71% dos pontos.

Possível saída de Ancelotti
O título do PSG pode confirmar os boatos da saída do técnico Carlo Ancelotti, cotado para assumir o Manchester City, que no último sábado perdeu a Copa da Inglaterra para o Wigan. O italiano havia afirmado que só decidiria seu futuro depois da definição do campeonato. O brasileiro Leonardo, atualmente diretor de futebol no clube, é um dos cotados para substituí-lo, caso Ancelotti realmente opte por trocar de equipe.

A conquista do 'novo rico' do futebol europeu, assim como 19 anos atrás, também teve a marca de brasileiros. São cinco no atual elenco: os zagueiros Alex e Thiago Silva, o lateral esquerdo Maxwell, o volante Thiago Motta e o meia Lucas. Além deles, o atacante Nenê começou a temporada no PSG, mas acabou emprestado ao Al Gharafa durante o ano, já que tinha pouco espaço na equipe titular.

Na partida deste domingo, porém, Thiago Silva não esteve em campo, suspenso por ter sido expulso na rodada passada. Lucas, lesionado, também não entrou em campo. Nos minutos finais, com o triunfo já garantido, Ancelotti tirou Ménez e colocou o inglês David Beckham, última contratação do clube na temporada. O apito final consagrou a nova fase de gastos e contratações impactantes da melhor equipe francesa na atualidade.

Campeões sem entrar em campo, jogadores do Barcelona comemoram título na web

  • Reprodução/Facebook

    Campeões mesmo sem entrar em campo, devido ao tropeço do Real Madrid, os jogadores do Barcelona fizeram a festa. Em seus perfis nas redes sociais, os atletas comemoraram a conquista. “Depois de um grande ano de trabalho, estou feliz por celebrar esse título! Parabéns companheiros. Abraço”, escreveu Messi em sua página no Facebook.

Wigan surpreende, vence o novo-rico City e conquista a Copa da Inglaterra

  • Jon Super/AP

    “Vocês têm que sonhar, e quanto maior o sonho, maior o objetivo”. Foi assim que o técnico do Wigan, Roberto Martinez, incentivou seus jogadores para a final da Copa da Inglaterra. No estádio de Wembley, neste sábado, o que se viu foi algo improvável e histórico. O pequeno time inglês derrotou o City por 1 a 0 e conquistou a competição pela primeira vez.