Topo

Com show de goleiro, Manchester confirma boa fase e afunda Liverpool

Do UOL, em São Paulo

14/12/2014 13h22

O Manchester United está em alta. Neste domingo (14), jogando em casa, o time comandado pelo holandês Louis Van Gaal chegou à sexta vitória consecutiva no Campeonato Inglês. Quer mais? O resultado foi obtido diante do Liverpool, num dos clássicos mais tradicionais do futebol local, e ainda contribuiu para afundar o adversário.

Eliminado da Liga dos Campeões da Uefa ainda na fase de grupos, o Liverpool obteve apenas cinco vitórias em suas 21 últimas partidas. A sequência negativa criou um cenário de enorme pressão sobre o técnico Brendan Rodgers, que tem sido muito questionado por torcedores e pela mídia britânica.

O resultado deste domingo levou o Manchester United a 31 pontos em 16 jogos no Campeonato Inglês, campanha superada apenas por Chelsea (39) e Manchester City (36). O Liverpool, por outro lado, ficou estacionado nos 21 e já se distancia até da zona de classificação para as competições europeias da próxima temporada.

Fases do jogo: O Manchester United mostrou logo de casa o porquê de estar vivendo uma fase tão boa. O time da casa conseguiu acuar o Liverpool, usou bem as laterais do campo e manteve totalmente o controle no início do duelo.

Foi pela lateral, aliás, que surgiu o primeiro gol do jogo. Valencia fez jogada individual na direita, colocou a bola entre as pernas de Allen e rolou para o meio da área. Wayne Rooney bateu de primeira e mandou para as redes. Foi o nono gol do capitão do Manchester United nas últimas oito rodadas do Campeonato Inglês.

Além das fases das duas equipes, o gol serviu para mostrar uma característica que tem sido marcante na ascensão do Manchester United: a eficiência. O gol de Rooney foi o terceiro que o time marcou nas quatro últimas finalizações no Campeonato Inglês.

O domínio do Manchester United continuou até o fim do primeiro tempo. E aos 40min, o time da casa foi recompensado por isso. Ashley Young cruzou da esquerda, e Robin Van Persie desviou de cabeça no meio da área. Juan Mata, impedido, também usou a cabeça para marcar.

O Manchester United teve mais posse de bola no primeiro tempo, controlou totalmente o jogo, mas fechou a etapa inicial com apenas duas finalizações. O Liverpool concluiu sete vezes.

Aliás, o alto número de chutes a gol do Liverpool foi responsável por outro personagem importante do duelo. O goleiro espanhol De Gea, do Manchester United, já havia mostrado na etapa inicial que ele vivia jornada inspirada. Isso ficou ainda mais claro depois do intervalo.

Com De Gea inspirado, a proposta do Manchester United para o segundo tempo (marcação recuada e contragolpe em velocidade) ficou mais simples. E foi assim que surgiu o terceiro gol dos donos da casa, marcado por Robin Van Persie aos 26min.

O melhor: De Gea. É até estranho falar isso num jogo em que o Manchester United teve mais posse de bola, dominou as ações e venceu por 3 a 0, mas o goleiro espanhol teve uma partida brilhante. Seguro e explosivo, ele ainda iniciou o lance do primeiro gol.

O pior: Allen. O meio-campista do Liverpool cometeu faltas bobas, errou muitos passes e ainda foi batido facilmente por Valencia no lance em que Rooney abriu o placar.

Chave do jogo: A eficiência do Manchester United. Na época em que era comandado por Alex Ferguson, o time de Manchester era conhecido pela frieza e pelo potencial de decisão. As duas características estiveram presentes diante do Liverpool.

Para lembrar:

Mortal. Juan Mata já anotou cinco gols na atual edição do Campeonato Inglês. E tudo isso em apenas seis finalizações.

Histórico favorável. Robin Van Persie marcou sete vezes nas últimas dez partidas contra o Liverpool pelo Campeonato Inglês. Apenas Andy Cole (11) e Thierry Henry (oito) marcaram mais contra a equipe na era moderna da Premier League.

Histórico favorável II. O gol deste domingo foi o quinto de Wayne Rooney contra o Liverpool na Premier League. Nenhum outro jogador do Manchester United anotou mais.

Outro resultado:

Swansea 1 x 2 Tottenham