Topo

PSG perde a primeira no Campeonato Francês e se distancia da liderança

Do UOL, em São Paulo

14/12/2014 15h51

O Paris Saint-Germain ainda não tinha perdido nenhuma partida na temporada 2014/2015 até a última quarta-feira (10), quando levou 3 a 1 do Barcelona em jogo válido pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. Neste domingo (14), a série começou a virar para o outro lado: o time da capital francesa visitou o Guingamp e foi superado por 1 a 0. Foi o segundo revés consecutivo do milionário elenco liderado por estrelas como Ibrahimovic, Cavani, Thiago Silva e David Luiz, que estava invicto no Campeonato Francês.

O resultado complicou muito a situação do PSG na briga pela liderança do Campeonato Francês. Vice-líder, o time da capital parou nos 37 pontos, um a menos do que o Olympique de Marselha, que ainda tem uma partida a menos – visitará o Monaco neste domingo.

Para o Guingamp, a vitória deste domingo tem mais um fator relevante. Foi o terceiro triunfo consecutivo da equipe da casa, que iniciou dezembro na zona de rebaixamento do Campeonato Francês.

Fases do jogo: Um lance mudou o jogo aos 11min da etapa inicial. As duas equipes faziam um duelo pouco emocionante até esse momento, quando Jeremy Pied cabeceou para vencer Sirigu e abriu o placar.

A partir do gol, o Guingamp recuou as linhas de marcação e deu total controle da bola ao PSG. O time da casa apostava nos contragolpes e contava com uma jornada pouco inspirada das estrelas visitantes. A despeito de ter ficado mais com a bola, a equipe de Paris finalizou apenas duas vezes em todo o primeiro tempo.

Na etapa final, o PSG tentou aumentar um pouco o ritmo do confronto. Com uma marcação mais adiantada e Cabaye no lugar de Thiago Motta, os visitantes passaram a incomodar mais e tiveram chances de chegar ao empate.

As oportunidades mais claras, contudo, aconteceram em contragolpes do Guingamp. Na melhor delas, aos 31min, Sirigu fez uma importante defesa para manter o PSG vivo no jogo.

Os minutos seguintes foram de intensa pressão do PSG. Jogadores como David Luiz e até o goleiro Sirigu foram ao campo de ataque, e Ibrahimovic teve uma chance clara após cruzamento da direita. Lössl defendeu.

O melhor: Lössl. O goleiro do Guingamp teve atuação destacada em quase todo o confronto, mas brilhou realmente nos últimos minutos. Foi um dos principais responsáveis pela vitória da equipe local.

O pior: Thiago Motta. O volante do Paris Saint-Germain ficou sem função depois de a equipe ter sofrido o primeiro gol. Como o Guingamp apenas se defendia, o meio-campo dos visitantes não precisava de um homem de marcação. Prova disso é que ele foi trocado por Cabaye no intervalo.

Outros jogos:

Nice 0 x 0 Saint-Etienne
Lille 3 x 0 Toulouse