Topo

Libertadores - 2019

'Apagões' no fim prejudicam e Fla tem só 6% de chance de avançar na Libertadores

Vagner Love não conseguiu ajudar o Flamengo a sair com a vitória na quarta-feira - Dolores Ochoa/ AP
Vagner Love não conseguiu ajudar o Flamengo a sair com a vitória na quarta-feira Imagem: Dolores Ochoa/ AP

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/04/2012 06h10

Dominar boa parte do jogo, construir uma vantagem no placar e deixar a vitória escapar no fim não é novidade para o Flamengo na Copa Libertadores. Após levar o empate contra o Olimpia-PAR na terceira rodada depois de estar vencendo por 3 a 0, o time sofreu mais um apagão na noite da última quarta, deixou o Emelec-EQU marcar dois gols em oito minutos e vencer por 3 a 2. Com o resultado, o time carioca viu a classificação praticamente escorrer pelas mãos e tem apenas 6% de chance de avançar na competição, segundo o site Chance do Gol.

Com os vacilos, o Rubro-Negro deixou de marcar cinco pontos na tabela. Na lanterna do grupo 2, o time poderia estar com dez pontos - como o líder Lanús-ARG - e em uma situação completamente oposta não fosse a pontuação desperdiçada nas duas situações.

CHANCES ATUAIS DE AVANÇAR ÀS OITAVAS (SEGUNDO O PARCEIRO CHANCE DE GOL)

Time brasileiroPorcentagem
Fluminense (grupo 4)100% (já classificado)
Corinthians (grupo 6)99,99%
Santos (grupo 1)99,7%
Vasco (grupo 5)98%
Internacional (grupo 1)89%
Flamengo (grupo 2)6,1%

O atual momento, como não poderia deixar de ser, incomodou bastante ao técnico Joel Santana. O comandante do time da Gávea não escondeu a frustração com os erros no fim da partida e prometeu uma conversa com todo o grupo para entender o que está se passando.

"Mais uma vez, entregamos os jogos nos últimos minutos. Tenho que conversar com a comissão técnica, com os jogadores, com todo mundo, porque isso não é normal. Não é a primeira vez que acontece. Tivemos duas chances para matar o jogo e não matamos. Essa sequência de vacilos acabou nos deixando em situação muito delicada na Libertadores", analisou.

Outro fator que irritou Joel foi o péssimo rendimento nas bolas alçadas na área do rubro-negro. O treinador garante que havia alertado a defesa do Flamengo sobre a qualidade do Emelec nos lances pelo alto. O time sofreu dois gols de cabeça do atacante equatoriano Figueroa.

"Faltou maturidade na questão nos lances pelo alto. Sabíamos que o forte deles era a bola alçada na área e não tivemos o cuidado necessário. Aí fica difícil. Trouxemos os caras para dentro da área e isso acaba sendo crucial em uma partida contra um time como o Emelec", afirmou Joel Santana, que ainda fez questão de demonstrar esperança na classificação e apostar na força da torcida, mesmo com a situação delicada na tabela.

"Se ainda resta esperança, vamos confiar nela. E eu também aposto muito na nossa maravilhosa torcida. Ela jamais nos abandona. Nesses momentos de dificuldade, ela nos acompanha no sacrifício", disse o treinador, lembrando que o último e decisivo jogo da fase de grupos será jogado no Engenhão.

Com o péssimo resultado, o Flamengo se manteve com cinco pontos e agora depende de uma combinação de resultados na última rodada, no dia 12, para alcançar a improvável classificação. O time precisa vencer o Lanús-ARG, que já está classificado, e torcer por um empate entre Olimpia e Emelec, no Paraguai, para conseguir a vaga nas oitavas de final da Libertadores.