Topo

Libertadores - 2019

Corinthians desafia "síndrome" de jamais ter eliminado um campeão de Libertadores

Ronaldo tenta passar marcação do Flamengo em 2010; time sempre cai para campeões - Flavio Florido/UOL
Ronaldo tenta passar marcação do Flamengo em 2010; time sempre cai para campeões Imagem: Flavio Florido/UOL

José Ricardo Leite e Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

10/05/2012 11h00

Depois de 12 anos, o Corinthians voltou a disputar uma etapa das quartas de final da Taça Libertadores da América, ao eliminar o Emelec, quarta, no Pacaembu. Mas, na próxima fase, já se depara com um de seus maiores "síndromes" na competição: eliminar um campeão.

RONALDO TENTA CONVENCER ROBINHO, DO MILAN, A DEFENDER O CORINTHIANS

  • Não é só o Santos que está na briga para contar com Robinho. O Corinthians também entrou forte na disputa e usa até Ronaldo Fenômeno para intermediar a negociação e convencer o jogador do Milan a defender o time do Parque São Jorge na metade do ano.


O time do Parque São Jorge, que nunca ganhou o torneio, jamais conseguiu em sua história eliminar uma equipe que tem o título no seu currículo, caso do Vasco, campeão de 1998, e rival das quartas. Apesar de ter o clube carioca como freguês, encarar um "estrelado" da Libertadores não parece ser uma boa para a equipe paulista.

De suas oito quedas em mata-mata e consequentes eliminações, em seis delas o time do Parque São Jorge foi eliminado para campeão do torneio --Boca Juniors, em 91, Grêmio, em 96, Palmeiras, em 2000, River Plate, em 2003 e 2006, e Flamengo, em 2010.

 

As duas únicas vezes em que o clube alvinegro foi eliminado por uma equipe não campeã foi em 99, para o Palmeiras (que seria campeão pela primeira vez naquela mesma edição), e em 2011, pelo Tolima, da Colômbia, na fase preliminar.

O triunfo sobre o Emelec, ontem, por 3 a 0, no Pacaembu, foi o 13º mata-mata corintiano no mais tradicional torneio continental sul-americano, sendo apenas a quinta vez em que obteve sucesso.



Os outros sucessos em mata-mata foram contra Espoli-EQU, Jorge Wilstermann-BOL, Rosário Central-ARG e Atlético-MG

.Se o histórico contra campeões é ruim, contra o Vasco, pelo menos, a equipe paulista parece se dar bem. Foi campeão do Mundial de Clubes da Fifa em 2000, sobre o rival, no Maracanã, e o superou nos mata-matas da Copa do Brasil em 1995 e 2009. Foi campeão depois nas duas edições.

Mas o discurso dos dois times é de respeito. “Vamos estudar bem o Vasco para nos prepararmos bem. Agora é manter o bom jogo. A gente vai buscar ser melhor nas duas partidas”, falou o meia Alex.

“É um grande adversário, uma equipe fortíssima e com um estilo de jogo apropriado para a Libertadores. Tem uma maneira de jogar dura, sabemos disso. Será um grande adversário”, falou o treinador vascaíno, Cristovão Borges,

 

Na próxima sexta-feira, a Conmebol define a data dos dois confrontos. O certo é que o time de São Januário inicia a disputa atuando em casa, já que o Corinthians conquistou melhor campanha durante a primeira fase.