Topo

Libertadores - 2019

Preocupada com recepção na Bolívia, torcida do Atlético-MG homenageia jovem morto

Torcedores atleticanos lançam campanha por paz no futebol que repercute na Bolívia - Reprodução/facebook
Torcedores atleticanos lançam campanha por paz no futebol que repercute na Bolívia Imagem: Reprodução/facebook

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

22/02/2013 16h25

Já de olho na recepção que terá na Bolívia, no dia 13 de março, a torcida do Atlético-MG iniciou campanha, nesta sexta-feira, para que os torcedores que forem assistir ao vivo o jogo contra o The Strongest, em La Paz, estejam de camisa branca, para simbolizar a paz. A ideia da torcida atleticana é prestar homenagem ao jovem Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, que morreu durante a partida da última quarta-feira, pela Libertadores, quando San José e Corinthians empataram em 1 a 1.

Os atleticanos, que criaram uma página no facebook, para divulgar a “manifestação pela paz nos estádios”, querem que os torcedores cheguem ao estádio, em La Paz, vestindo camisas brancas. Antes do jogo com o The Strongest, na Bolívia, o Atlético-MG enfrentará o Arsenal, em Sarandí, na Argentina, na próxima terça-feira.

“Convocamos todos os torcedores que irão para o jogo contra o The Strongest a usarem camisas brancas, simbolizando a nossa busca pela paz no futebol e solidariedade à família do jovem Kevin Douglas – mais uma vítima inocente de um comportamento veementemente condenável e que tem que ser banido dos estádios”, explicou o texto de descrição da campanha.

“Entendemos que usar branco infelizmente não trará a vida deste e de outros jovens de volta, e tampouco servirá de conforto à suas famílias. Porém é a nossa maneira de pedir um basta, e mostrar nosso desejo de paz”, complementou.

Torcedores atleticanos já planejam a ida para La Paz, para o quarto jogo do Atlético pela fase de grupos da Libertadores, contra o The Strongest. Pacotes de viagem começarão a ser vendidos na próxima semana.

Atlético-MG avalia que morte de torcedor não muda clima de seu jogo na Bolívia contra Strongest

  • AP Photo/Juan Karita

    A morte do jovem Kevin Beltrán Espada, de apenas 14 anos, ocorrida na partida de quarta-feira, pela Libertadores, entre Corinthians e San José, não preocupa o Atlético-MG, que será o próximo brasileiro a viajar para a Bolívia. O time atleticano enfrentará o The Strongest, em La Paz, em 13 de março. Para jogadores, comissão técnica e diretoria, o fato acontecido na quarta-feira, quando um sinalizador foi atirado do lado da torcida do Corinthians em direção aos torcedores do San José, causando a morte do jovem torcedor, não mudará o clima do encontro entre Atlético e The Strongest, em La Paz.

A atitude dos torcedores atleticanos ganhou destaque até mesmo no twitter oficial do The strongest, que divulgou a campanha do Atlético. “Hinchas de A. Mineiro convocan a usar camisas blancas en partido con The Strongest x solidaridad a familia de Kevin”, postou.

O técnico Cuca lamentou a morte do jovem torcedor boliviano e afirmou que o Corinthians será prejudicado com a punição imposta pela Conmebol, já que o clube terá de mandar seus jogos em casa sem  torcida, com portões fechados.

“Difícil opinar em cima disso, perder mando de campo, punir torcedor, se é certo, errado, isso não vai voltar atrás da tragédia que aconteceu, pensa na família do menino, viaja 200, 300 km e não volta para casa, por um morteiro, absurdo”, disse o treinador atleticano.

“A justiça vai ser feita, quem tem de pagar vai pagar, o Corinthians perde com isso, sua força da torcida, ainda mais em uma Libertadores. Quem comprou o ingresso então é atrapalhado por uma pessoa que hoje está arrependido do que fez, hoje ele está super arrependido do ato, então tem de pensar”, acrescentou Cuca.