Topo

Cruzeiro leva virada do Real Garcilaso e estreia com derrota na Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

12/02/2014 23h55

Depois de uma boa atuação no primeiro tempo, quando saiu na frente, o Cruzeiro não resistiu à altitude de Huancayo, no Peru, levou a virada do Real Garcilaso, que venceu por 2 a 1, e estreou com derrota fora de casa na Libertadores nesta quarta-feira.

O Cruzeiro abriu o placar com o zagueiro Bruno Rodrigo no primeiro tempo. Na etapa final, o Real Garcilaso, vice-campeão peruano, virou a partida com gols de Britez e Rodriguez e somou os três primeiros pontos pelo grupo 5 diante do campeão brasileiro.

O Cruzeiro, que atuou a 3.259 metros acima do nível do mar, foi superior ao adversário no primeiro tempo, saiu na frente e poderia ter ampliado o marcador. O Real Garcilaso tentou explorar o fator altitude, mas pouco produziu nos primeiros 45 minutos.

Com mais posse de bola e um futebol envolvente, o Cruzeiro abriu o placar aos 20min do primeiro tempo, depois de uma cobrança de escanteio de Dagoberto que encontrou Bruno Rodrigo. O zagueiro cabeceou firme no ângulo superior esquerdo do goleiro.

O Garcilaso insistiu em chutes de fora da área para aproveitar a altitude, mas não conseguiu superar Fábio. Aos 39min, o time peruano, que pressionava, chegou com perigo. Ramúa bateu da entrada da párea e o goleiro celeste espalmou a bola.

O Cruzeiro esteve perto de ampliar ainda no primeiro tempo. Dagoberto, que dava trabalho pela direita, recebe frente, entrou na área e acertou a trave esquerda. Bruno Rodrigo admitiu que o Cruzeiro soube usar a altitude a seu favor.

“A altitude prejudica um pouco. Estamos com uma jogada forte, a gente usou bem ela (a altitude) aí. Espero que a gente possa continuar com a defesa bem forte”, observou o zagueiro, em entrevista a TV Globo Minas.

Quem voltou melhor no segundo tempo foi o Real Garcilaso. Logo no primeiro minuto, num vacilo da defesa do Cruzeiro, Ferreira quase empatou a partida. O atacante recebeu livre e tocou na saída de Fábio, mas Dedé cortou a tempo.

Em seguida, aos 6min, o time peruano empatou a partida. Depois de cobrança de escanteio da esquerda, Ferreira desviou de cabeça e Britez, livre, tocou para o fundo do gol, sem chance para Fábio

O Garcilaso virou a partida aos 16min com Rodriguez. O atacante aproveitou uma falha de Fábio, que saiu mal do gol para tentar cortar uma bola cruzada, e marcou o segundo da equipe peruana.

O Cruzeiro tentou uma reação no final da partida e quase empatou aos 45min, num chute perigoso de Willian que passou rente ao travessão. Mas o time mineiro não conseguiu evitar a derrota na estreia na Libertadores.

REAL GARCILASO 2 X 1 CRUZEIRO

Data: 12/2/2014 (quarta-feira)
Local: IV Centenário , em Huancayo (Peru)
Árbitro:  José Argote (VEN)
Assistente:  Luis Sanchez e Luis Murillo (VEN)
Cartões amarelos: Egídio (CRU); Herrera, Flores, Retamoso (REA)
Gol: Bruno Rodrigo, aos 20min do primeiro tempo; Britez, aos 6min, Rodriguez, aos 16min do segundo tempo

Real Garcilaso
Pretel; Herrera, Maulella, Huerta e García (Britez); Retamoso, Ortiz, Ramúa (Angeles) e Flores; Ferreira e Rodriguez
Técnico: Fredy Garcia

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Souza, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Willian); Marcelo Moreno e Dagoberto (Tinga)
Técnico: Marcelo Oliveira