Topo

Alvo de gestos racistas, Tinga lamenta: "a gente fica muito chateado"

Do UOL, em Belo Horizonte

13/02/2014 00h12

O volante Tinga, do Cruzeiro, foi alvo de gestos racistas por parte da torcida do Real Garcilaso na noite desta quarta-feira, na derrota do time mineiro por 2 a 1 no Peru em sua estreia na Libertadores. O jogador entrou em campo no segundo tempo e, sempre quando pegava na bola, era hostilizado pelos torcedores, que faziam gestos e sons imitando macacos.

Ao fim da partida, o volante lamentou a situação.  “A gente fica muito chateado, a gente tenta competir, mas fica chateado de acontecer isso em 2014, próximo da gente. Infelizmente aconteceu, eu joguei alguns anos da minha vida na Alemanha e nunca aconteceu isso e acontece aqui, e um país tão próximo, cheio de mistura”, disse o volante, em entrevista à TV Globo Minas.

O meio-campista ainda disse que trocaria todos os títulos de sua carreira para vencer a batalha contra o preconceito. “Eu queria, se pudesse, não ganhar nada e ganhar esse título contra o preconceito, trocava todos os meus títulos pela igualdade em todas as áreas”, ressaltou Tinga.

Pelo Twitter da Libertadores, a Conmebol informou que se manifestará a respeito do incidente e avaliará uma possível punição. A entidade pediu calma ao Cruzeiro e considerou repudiante a atitude dos torcedores peruanos.

O zagueiro Dedé também condenou a atitude da torcida adversária. “O que me deixa indignado é um pais sul-americano com gestos racistas. O Tinga pegou na bola fazendo o som de macaco, isso não existe”, disse indignado.

O jogador entrou durante a segunda etapa, aos 19 min, no lugar do atacante Dagoberto. Sempre que o meio-campista pegava na bola, era bastante hostilizado pelos torcedores, o que foi aumentando com o decorrer do tempo. O mais curioso é que o time local utilizou justamente a imagem de Tinga pra promover a partida.

O assunto começou a ganhar repercussão entre os torcedores nas redes sociais ainda quando a bola estava rolando no Peru. “Quando o Tinga pega na bola fica claro que a torcida fica fazendo ‘uh uh uh uh’, lamentável”, escreveu um torcedor no Twitter. A direção do Cruzeiro também saiu de campo bastante revoltada com o fato.

Atualizada às 1h07