Topo

Esquecido no 1º jogo, L. Lima vira opção do Palmeiras para surpreender Boca

Lucas Lima em ação durante partida entre Palmeiras e Boca Juniors - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Lucas Lima em ação durante partida entre Palmeiras e Boca Juniors Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

30/10/2018 04h00

Depois de ver o Palmeiras perder por 2 a 0 para o Boca Juniors, Felipão já deu sinais de que deve mudar a sua equipe para buscar a virada e a vaga na final da Libertadores. Em entrevistas, o comandante afirmou que vai trabalhar dentro das possibilidades que tem para tentar o triunfo, mas ressaltou que tem limitações de tempo para treinar. Como de costume, ele fechará todas as atividades para a imprensa.

Uma das alternativas seria a mudança do meio-campo. O principal candidato para dar mais ofensividade ao setor é Lucas Lima. Esquecido no primeiro jogo contra o Boca, em Buenos Aires, quando entrou apenas nos minutos finais, o meia tem sido usado nas partidas do Brasileirão e apresentado desempenho satisfatório.

O atleta está entre os goleadores do time na competição, com cinco gols, e foi forçado a se poupar no fim de semana, uma vez que estava suspenso do jogo contra o Flamengo. A comissão avalia que seu forte é o poder de distribuição e, sempre que conta com ele em campo, pede que os atletas procurem o camisa 20 para começar a jogada. 

Lucas poderia entrar no lugar de Bruno Henrique, Moisés ou Felipe Melo. Como o fator cansaço é sempre avaliado pela comissão na hora de fazer o rodízio, um dos fatores que podem fazer Felipão optar por tirar o "Pitbull" é a sequência de jogos: dos seis jogos disputados em outubro, ele atuou em quatro. No último, contra o Flamengo, deu sinais de cansaço e precisou ser substituído com câimbras.

Quando saiu, inclusive, deu lugar a Moisés. O camisa 10 enfrenta uma queda de desempenho no último mês, mas segue com a confiança do treinador. Bruno Henrique, por sua vez, vive um dos melhores momentos com a camisa alviverde, e tem prestígio até para ser capitão com Felipão.

Uma outra possibilidade seria a entrada de Deyverson e Borja ao mesmo tempo. Como o sistema precisaria de mais acertos táticos, é improvável que a dupla seja vista em campo logo de início.

O Palmeiras perdeu por 2 a 0 para o Boca Juniors e teve a sua primeira derrota como visitante na Libertadores. Para ir à final contra o vencedor de River Plate e Grêmio, precisa bater os argentinos por três gols de diferença. Se conseguir uma vitória pelo mesmo placar, leva a decisão para os pênaltis. A competição preserva o gol marcado fora de casa como critério de desempate.