Topo

Contra Chelsea sem medo, Barça tenta impedir derrocada e volta ao status de time "normal"

Guardiola viu seu esquema imbatível ir por água abaixo nas duas últimas partidas - AFP PHOTO/LLUIS GENE
Guardiola viu seu esquema imbatível ir por água abaixo nas duas últimas partidas Imagem: AFP PHOTO/LLUIS GENE

José Ricardo Leite e Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo

24/04/2012 06h02

Ao derrotar o Santos na final do Mundial de Clubes, Guardiola usou um bordão clássico do futebol. "Mais difícil do que chegar ao topo é nos mantermos lá". Nesta terça-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões, às 15h45, o Barcelona tentará provar que o time imbatível e elogiado de outrora, não voltou ao padrão de normalidade.

Para derrotar o Chelsea no Camp Nou e reverter a vantagem de 1 a 0 conquistada pelo time inglês na primeira partida, o Barça deve apelar para todas as suas qualidades. A posse de bola, entrosamento e principalmente a estrela do melhor jogador do mundo.

Figura apagada nas duas derrotas recentes, Messi precisará provar que pode furar o bloqueio inglês e levar o time a final pela quarta vez em sete anos. Aliás, dos 16 torneios disputados por Guardiola, o Barça venceu 13.

Agora, em menos de uma semana, o time pode dar adeus a duas competições, já que no sábado perdeu, jogando em casa, para o Real Madrid, resultado que praticamente garantiu o título do Campeonato Espanhol a equipe merengue.

Em caso de eliminação na Liga, o Barça apostará suas fichas na Copa do Rei. Mas se vencer, pode fazer uma final inédita justamente contra o Real Madrid e ter a chance de devolver a derrota do último jogo. O Real decide a vaga contra o Bayern de Munique na quarta-feira.

Antes do duelo desta terça-feira, Guardiola deu provas de que as derrotas seguidas não abalaram o seu moral. "Não tenho dúvida nenhuma de que estaremos em Munique", disse Guardiola, referindo-se a final da Liga a ser realizada neste ano no estádio do Bayern, na Alemanha.

"Meus jogadores já sairam de situações piores. Será uma partida como foi contra o Real. Temos que ter equilíbrio e paciência para encontrar uma fórmula, pois acredito que não teremos muitas ocasiões de gol", afirmou confiante.

As derrotas, porém, desvendaram os segredos da equipe catalã. Com estratégias semelhantes, os algozes decodificaram a sequência de DNA do time do Barcelona.

Uma das peças fundamentais para isso foi o brasileiro Ramires, autor da jogada do gol inglês no jogo de ida. Em entrevista ao UOL Esporte, ele também coloca o Barcelona como melhor do mundo, mas não imbatível, e concorda com o companheiro e capitão Terry, que disse que sua equipe não tem medo da rival.

POSIÇÃO POR POSIÇÃO: QUEM É MELHOR?

“Mostramos que não é impossível vencer o Barcelona, mas foi apenas uma partida. Queremos repetir a atuação no Camp Nou”, disse o jogador, que aposta na experiência do elenco londrino.

“O Chelsea tem um time experiente que está sabendo administrar essa situação. Eu quero vencer independentemente do que aconteceu no passado”, disse em alusão a derrota na semifinal da Liga na temporada 2008/2009.