Topo

Real e Chelsea desvendam 'segredos' do Barça; veja por que o melhor do mundo perdeu

As duas derrotas podem tirar o Barça da briga pelos títulos europeu e espanhol - REUTERS/Juan Medina
As duas derrotas podem tirar o Barça da briga pelos títulos europeu e espanhol Imagem: REUTERS/Juan Medina

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

22/04/2012 06h06

O Barcelona começou a semana como time insuperável, exemplo de futebol moderno e principal candidato ao título da Liga dos Campeões. Mas bastaram duas derrotas seguidas para o reinado catalão ser colocado em risco. Algo impensável dias atrás, os tropeços para Chelsea e Real Madrid podem tirar o Barcelona da disputa pelas taças europeia e espanhola.

Chelsea e Real Madrid retiraram do Barcelona o selo de equipe perfeita. O Barcelona não sabia o que era perder duas vezes seguidas desde maio de 2009, quando Mallorca e Sevilla bateram o time catalão.

Com estratégias semelhantes, algozes Chelsea e Real Madrid decodificaram a sequência de DNA do time do Barcelona.

As duas equipes descobriram que para bater o Barcelona foi preciso congestionar o meio-campo, ser veloz no contragolpe, ter bons articuladores no meio-campo e, principalmente, ter estrelas capazes de ofuscar Messi, eleito o melhor do mundo por 3 anos seguidos e destaque na conquista do Mundial de Clubes, no ano passado.

CHELSEA E REAL MADRID ENSINAM COMO SUPERAR O BARÇA EM 5 LIÇÕES

  • AFP PHOTO / LLUIS GENE

    1 - POVOAR O MEIO-CAMPO PARA EVITAR TABELAS DO BARÇA
    O Real Madrid congestionou o meio-campo do Barcelona. Não foi preciso marcação mano a mano com Messi, até porque em vários momentos havia três marcadores vigiando o astro argentino

2 - EXÍMIOS LANÇADORES PARA SURPREENDER O BARÇA

O gol do Chelsea foi anotado por Drogba, mas o marfinense poderia dividir a autoria com Lampard e Ramires. Lampard fez algo que o Barça jamais esperaria. Roubou a bola de Messi ainda no seu campo e, imediatamente, fez um excepcional lançamento para Ramires, que repassou para Drogba. No jogo contra o Real Madrid, foi a vez de Ozil pegar a zaga do time catalão desprevenida e lançar para Cristiano Ronaldo, que desempatou.
3 - CONTRAGOLPES ULTRAVELOZES

Tanto Chelsea quanto o Real usaram o contragolpe para enfrentar o Barcelona. Deu certo. Drogba e Ramires ficaram de prontidão, esperando a hora certa para correr em velocidade e surpreender a zaga rival. Os zagueiros Puyol e Mascherano avançam até a intermediária, em linha. No caso do Real, Mourinho deixou Cristiano Ronaldo pelo lado esquerdo, infernizando Puyol e explorando os espaços deixados por Daniel Alves.
4 - TORCER PARA QUE O BARÇA PERCA CHANCES CLARAS DE GOL

O Barcelona perdeu os jogos contra o Chelsea e Real Madrid também em razão de seus próprios erros ofensivos. Diante do time inglês foi um repertório de gols perdidos pelo clube catalão, com direito a bolas nas traves e grandes defesas de Cech. No clássico espanhol, Tello isolou a bola em chute frente a frente com Casillas.
5 - TER JOGADORES QUE DECIDAM

Para bater o Barça, é preciso ter jogadores diferenciados, que decidam. Foram os casos de Drogba e Cristiano Ronaldo. O Chelsea foi menos volumoso no ataque em comparação ao Barça, mas Drogba foi preciso quando acionado. Já Cristiano Ronaldo também aproveitou as poucas chances que teve no superclássico no Camp Nou.

CHELSEA: COMO DESARMAR E FAZER GOL NO BARÇA EM 7 TOQUES