Topo

Argentino vira trunfo do R. Madrid para evitar 'fracasso' de Mourinho

Com Di Maria, Real Madrid tenta tirar liberdade do meio-campo do Borussia Dortmund - REUTERS/Andrea Comas
Com Di Maria, Real Madrid tenta tirar liberdade do meio-campo do Borussia Dortmund Imagem: REUTERS/Andrea Comas

Do UOL, em São Paulo

30/04/2013 09h13

O Real Madrid depende de uma mudança de atitude diante do Borussia Dortmund para reverter sua situação desconfortável na Liga dos Campeões. Tanto a imprensa espanhola como a torcida merengue sugerem alterações na formação do time e, de certa forma, colocam ainda mais pressão sobre José Mourinho. O treinador aposta suas fichas no retorno de Ángel di María como elemento-chave para a virada diante do time alemão.

Na partida de ida, disputada no estádio Signal Iduna Park, Di Maria começou no banco de reservas. O resultado foi desastroso. Com um meio-campo leve e com liberdade para avançar, o Borussia Dortmund goleou por 4 a 1. Para o duelo no Santiago Bernabéu, Mourinho deve escalar o argentino desde o início para corrigir as falhas de seu time, que jogou como se ‘disputasse um amistoso’ segundo sua análise.

Com Di Maria, o Real Madrid tem maior tendência a aumentar a posse de bola e a velocidade no ataque – características que Khedira, titular em Dortmund, não possui. Além disso, a presença do argentino obrigaria o Borussia Dortmund a segurar mais seus jogadores de meio-campo, o que em teoria dificultaria o trabalho de Götze (‘cérebro’ da equipe) e Reus. Ambos foram fundamentais para o Borussia Dortmund abrir uma vantagem tão confortável contra os merengues.

“O conjunto blanco deve apelar ao talento, ao coração e à cabeça”, destaca o jornal El Pais. O diário analisa que o Real Madrid também precisa mudar sua defesa, principalmente após o ‘estrago’ feito por Lewandowski, autor dos quatro gols da goleada na Alemanha. A ‘dica’ para Mourinho é a saída de Pepe e a entrada de Essien na lateral direita.

O miolo da zaga teria Varane ao lado do deslocado Sergio Ramos. A entrada do espanhol possibilitaria trocas de posição com Xabi Alonso para melhorar a saída de jogo e a ligação entre o meio e o ataque. No duelo de ida, o meio-campista sentiu dificuldades para desempenhar esta função, já que o auxílio de Modric e Özil foi insuficiente.

Outro jornal espanhol também fez suas sugestões – ou melhor, pediu aos seus leitores para montar seu Real Madrid ideal para o jogo desta terça-feira. O resultado da enquete realizada pelo Marca foi bem parecido, com Essien na lateral direita, Sergio Ramos no miolo de zaga e Di Maria à frente. As diferenças ficam por conta das presenças do goleiro Casillas e do atacante Benzema.

No treino realizado na véspera da partida, Mourinho adotou o mistério e não deu sinais de qual será a equipe que entrará em campo a partir das 15h45 (horário de Brasília). O treinador deixou claro qual será o peso de uma eliminação. “Penso que em todos os clubes de futebol, não apenas no Real Madrid, o êxito é de todos e o fracasso é do técnico”, afirmou.

O jogo entre Real Madrid e Borussia Dortmund terá transmissão ao vivo da ESPN Internacional e ESPN+, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

IMPRENSA ESPANHOLA DEMONSTRA OTIMISMO EM 'MILAGRE'

  • Barcelona e Real Madrid estão em situação bastante complicada na Liga dos Campeões, mas a imprensa espanhola mantém o otimismo. Os principais jornais do país esbanjam confiança nas capas de suas edições desta segunda-feira. As publicações alemãs preferiram um tom mais sóbrio, mas levantam a possibilidade de repetir um feito histórico. LEIA MAIS

BECKENBAUER IRRITA ESPANHÓIS POR OPINIÃO SOBRE O BARCELONA

  • Franz Beckenbauer foi o pivô de intensa revolta na Espanha às vésperas do confronto entre Barcelona x Bayern de Munique. Isso porque o jornal espanhol El País reproduziu uma coluna escrita pelo presidente de honra do Bayern ao alemão Bild em que teria dito que o Barça usaria a violência e artimanhas para avançar à final da Liga dos Campeões. LEIA MAIS

REAL MADRID APOSTA EM LUSOS POR FEITO ÉPICO

  • Além do seu futuro na Liga dos Campeões, o Real Madrid colocará em jogo contra o Borussia Dortmund a força da sua badalada dupla portuguesa, formada pelo atacante Cristiano Ronaldo e o técnico José Mourinho. No duelo, que já começa com contornos de drama, a partir das 15h45 no Santiago Bernabéu, também será colocado à prova um favorável histórico de reviravoltas do time espanhol em duelos eliminatórios pelas competições europeias. LEIA MAIS