Topo

Real aposta em lusos para transformar drama em feito épico ante o Borussia

José Mourinho e Cristiano Ronaldo tentam levar o Real Madrid à final - Jaime Reina/AFP
José Mourinho e Cristiano Ronaldo tentam levar o Real Madrid à final Imagem: Jaime Reina/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/04/2013 06h00

Além do seu futuro na Liga dos Campeões, o Real Madrid colocará em jogo contra o Borussia Dortmund, nesta terça-feira, a força da sua badalada dupla portuguesa, formada pelo atacante Cristiano Ronaldo e o técnico José Mourinho. No duelo, que já começa com contornos de drama, a partir das 15h45 (com acompanhamento lance a lance e comentários do Placar UOL Esporte) no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, também será colocado à prova um favorável histórico de reviravoltas do time espanhol em duelos eliminatórios pelas competições europeias.

Para avançar à final, o Real precisará reverter a enorme decepção espanhola causada pela grande vantagem conquistada pelos alemães ao vencerem a partida de ida por 4 a 1. A equipe merengue só vai adiante se vencer por 3 a 0 ou por quatro gols de vantagem. Triunfo do mandante por 4 a 1 levará a decisão para os pênaltis.

ARGENTINO VIRA TRUNFO DO REAL MADRID PARA EVITAR FRACASSO

  • REUTERS/Andrea Comas

    O Real Madrid depende de uma mudança de atitude diante do Borussia Dortmund para reverter sua situação desconfortável na Liga dos Campeões. Tanto a imprensa espanhola como a torcida merengue sugerem alterações na formação do time e, de certa forma, colocam ainda mais pressão sobre José Mourinho. O treinador aposta suas fichas no retorno de Ángel di María como elemento-chave para a virada diante dos alemães. LEIA MAIS

A crença no sucesso dos dois lusitanos no duelo na capital espanhola impulsiona a torcida do maior time de Madri e tem contagiado principalmente o camisa 7. De acordo com o jornal espanhol "Marca", o avante não apenas sabe da sua responsabilidade como é o mais confiante jogador do Real. "No vestiário tem chamado poderosamente a atenção a certeza que o português tem sobre a virada ser possível. Cristiano está convencido de que será uma noite (na Espanha) histórica. É o espírito do camisa 7", estampa o diário madrilenho.

Com 11 gols marcados, CR7 é artilheiro desta edição da Liga dos Campeões. E ele marcou nos últimos seis jogos do Real Madrid na competição mais importante de clubes do mundo, incluindos os jogos eliminatórios contra Manchester United (oitavas de final) e Galatasaray (quartas de final).

É uma partida de 90 minutos que começaremos perdendo por 4 a 1. Tudo é possível no futebol e podemos reverter a vantagem

José Mourinho, técnico do Real Madrid

José Mourinho tem feito a cabeça dos seus comandados para que eles entrem em campo com raça e entrega. Para mexer com o brio dos atletas, ele tem batido na tecla de que o Real não jogou com seriedade na derrota da semana passada, na Alemanha. "Se jogarmos como em Dortmund, nós podemos perder, mas se jogarmos com espírito de equipe tudo é possível. Em, Dortmund nós jogamos como se fosse um amistoso", afirmou o treinado. "Vamos jogar para estar sempre em cima. Se fizermos 1 a 0, nos faltarão dois gols para ganhar. Temos que ir minuto a minuto, gol a gol e até o último suspiro", emendou ele.

Sempre direto, Mourinho desconversou sobre a possibilidade dele deixar o Real em caso de eliminação nesta quarta-feira. Especula-se que ele possa voltar para o Chelsea. "O meu futuro não depende disso. Mas em quase todos os clubes - e não apenas no Real Madrid - o sucesso deve-se ao trabalho dos jogadores e o fracasso recai sobre o treinador", disse o comandante merengue.

A respeito do histórico de viradas do Real Madrid em eliminatórias passadas da Liga dos Campeões, o mais lembrado pela imprensa espanhola é justamente um no qual a equipe reverteu justamente um 4 a 1. Foi contra o inglês Derby Country, nas oitavas de final da edição de 1975. No jogo da volta, o Real goleou os ingleses por 5 a 1, superando a derrota em território britânico e avançando com propriedade.Indagado sobre o assunto, o técnico do Borrussia, Jürgen Klopp, pregou respeito ao adversário do seu time. "Eu conheço o retrospecto de viradas do Real Madrid. Nunca disse que a classificação já estaria assegurada. O resultado no primeiro jogo foi apenas um passo a mais", comentou o alemão.

FICHA TÉCNICA:

REAL MADRID x BORUSSIA DORTMUND

Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (ESP)
Data: 30/04/2013
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)

REAL MADRID: Diego López; Sergio Ramos (Essien), Pepe (Sergio Ramos), Varane e Fábio Coentrão; Khedira (Modric), Xabi Alonso, Di María e Özil; Cristiano Ronaldo e Higuaín
Técnico: José Mourinho

BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller; Piszczek (Kirch), Subotic, Hummels e Schmelzer; Gundogan, Bender, Blaszczykowski, Götze e Reus; Lewandowski
Técnico: Jürgen Klopp