Topo

Arsenal se aproxima de 16ª Liga, mas contrasta com 'seca' de títulos

Jogadores do Arsenal comemoram o gol de Gibbs sobre o Fenerbahce pela Liga dos Campeões - AFP PHOTO/BULENT KILIC
Jogadores do Arsenal comemoram o gol de Gibbs sobre o Fenerbahce pela Liga dos Campeões Imagem: AFP PHOTO/BULENT KILIC

Do UOL, em São Paulo

22/08/2013 06h00

O Arsenal ficou bem perto da vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira. Os londrinos foram à Istambul e venceram o Fenerbahce, por 3 a 0. Agora, para os ingleses ficarem fora da próxima fase, só um desastre - derrota por no mínimo 4 a 0 no dia 27, em Londres. 

Com a vaga praticamente encaminhada, o Arsenal se aproxima de sua 16ª participação consecutiva na fase de grupos da maior competição europeia entre clubes. Desde que Arsene Wenger assumiu o comando da equipe, em 1996, o time inglês só ficou fora da Liga dos Campeões em 96/97 e 97/98. Quando entrou, não saiu mais até hoje. 

O relativo sucesso na competição, no entanto, contrasta com um período longo sem títulos de expressão. A última conquista foi em maio de 2005, quando faturou a Copa da Inglaterra. Depois disso, o mais perto que os Gunners conseguiram ficar de uma taça foi nos vices-campeonatos da Liga dos Campeões, em 2005/2006, e em duas Copas da Liga Inglesa (2006/2007 e 2010/2011).

Curiosamente, a seca de títulos começou com a 'troca de casa'. O Arsenal, a partir de outubro de 2006, começou a atuar no Emirates Stadium e deixou para trás o Highbury, palco de suas últimas glórias. No novo estádio, até hoje o time não conseguiu erguer sequer uma taça de campeão, embora quase toda partida seja jogada com casa cheia - próximo aos 61 mil torcedores em média.

Na temporada passada, o Arsenal avançou às oitavas de final da Liga com o segundo lugar no Grupo B, mas foi eliminado pelo Bayern de Munique na primeira fase do mata-mata. O time alemão conquistaria o título do torneio, com vitória sobre o Borussia Dortmund na final, por 2 a 1.

A vaga do Arsenal à fase de grupos, se confirmada, será um alívio para o clube inglês, que vive um início de temporada turbulento, especialmente após a derrota por 3 a 1 na estreia no Campeonato Inglês, em casa, para o Aston Villa. O time já vinha sofrendo com a desconfiança da torcida por não ter conseguido a vaga direta para a Liga dos Campeões, tendo de passar por um mata-mata - terminou o Inglês 2012/2013 em quarto lugar, atrás de Manchester United, Manchester City e Chelsea.

ARSENAL VENCE E SÓ GOLEADA TIRA TIME DA FASE DE GRUPOS

  • REUTERS/Murad Sezer

    O Arsenal ficou bem perto da vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira. Os londrinos foram à Istambul e venceram o Fenerbahce, por 3 a 0. Agora os turcos precisam de uma vitória na partida de volta, no dia 27, em Londres, por 4 a 0 para ficar com a vaga. Os gols do Arsenal foram marcados por Gibbs, Aaron Ramsey e Olivier Giroud, todos no segundo tempo da partida.

    O resultado serviu para o time tentar diminuir a desconfiança da torcida. Para a atual temporada, o clube contratou apenas o francês Sanogo, de 20 anos. Na primeira rodada do Campeonato Inglês, o Arsenal tropeçou e perdeu para o Aston Villa, por 3 a 1.

SEM ROBINHO, MILAN SUPORTA PRESSÃO E EMPATA COM O PSV

  • REUTERS

    Sem o brasileiro Robinho, machucado, o Milan estreou nesta terça-feira na edição 2013/2014 da Liga dos Campeões da Uefa. O time italiano jogou contra o PSV Eindhoven fora de casa, foi muito pressionado e conseguiu um empate por 1 a 1. Com isso, depende apenas de uma igualdade sem gols no duelo de volta para assegurar vaga na fase de grupos.

    Por ter feito um gol fora de casa, o Milan agora precisa apenas de um 0 a 0 no duelo de volta, em Milão, para avançar na Liga dos Campeões da Uefa. O PSV joga por qualquer vitória ou por uma igualdade com mais de um gol. O segundo duelo entre as duas equipes está agendado para o dia 28 de agosto.

TIME DO CAZAQUISTÃO SURPREENDE E BATE O CELTIC NA LIGA

  • Alexei Filippov/AP

    O Shakhter Karagandy deu um grande passo nesta terça-feira para ser o primeiro clube do Cazaquistão na história a disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. Jogando em casa, a equipe cazaque venceu o Celtic por 2 a 0 em duelo válido pela etapa preliminar.

    O jogo de volta será realizado no dia 28 de agosto, na Escócia. O time da casa precisará de uma vitória por três gols de diferença para se classificar para a fase de grupos ou de um triunfo por 2 a 0 para levar o duelo para os pênaltis.