Topo

Pode fechar a conta, porque PSG e Barça estão nas quartas da Liga. Duvida?

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 06h00

Se depender dos números, Barcelona e Paris Saint-Germain estão praticamente garantidos nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. O clube catalão conseguiu um bom resultado, batendo o Manchester City por 2 a 0 fora de casa; os parisienses foram mais longe, aplicaram 4 a 0 no Leverkusen em plena Bay Arena, na Alemanha.

Os vitoriosos têm motivos para comemorar de sobra, enquanto os derrotados têm missões praticamente impossíveis pela frente e terão de lutar contra a história do futebol europeu se quiserem sobreviver na competição.

Em favor do Barça está a estatística de que, na história da Liga dos Campeões, as equipes que vencem o primeiro jogo em um mata-mata por 2 a 0 se classificam para a fase seguinte em 98% dos confrontos. Para o PSG, situação ainda mais confortável: nunca, na história das competições continentais europeias, um time derrotado por 4 a 0 em casa reverteu a situação no segundo jogo.

Os clubes vencedores têm que agradecer aos seus artilheiros pela boa vantagem conseguida nas primeiras partidas das oitavas de final da principal competição do futebol europeu. Messi e Ibrahimovic mostraram suas credenciais e balançaram as redes, atingindo marcas expressivas.

O argentino teve atuação razoável e marcou de pênalti – o lance da falta foi duvidoso. O gol, porém, foi o de número 66 do camisa 10 na Liga dos Campeões, pelo Barcelona. Com apenas  26 anos, Messi igualou Raúl, ídolo do rival Real Madrid, como o jogador que mais gols fez com a camisa de um clube na história da competição .

Ibrahimovic, por suas vez, anotou dois tentos em um intervalo de menos de três minutos. Impressionante? Não para o sueco, que apenas manteve sua média: nos últimos cinco jogos na Liga, Zlatan balançou a rede 10 vezes, média de dois gols por partida. O craque é o artilheiro da competição.

Brasileiros em ação

  • ANDREW YATES/AFP

    Dani Alves e Neymar comemoram o segundo gol do Barcelona

Além da boa atuação dos goleadores, a rodada foi marcada por bons momentos de brasileiros. No Barça, Neymar entrou na segunda etapa e teve tempo de dar uma assistência. O passe foi para outro brasileiro, Daniel Alves, que bateu rasteiro e marcou o segundo gol da equipe catalã. Pelo City, Fernandinho teve atuação discreta.

Lucas foi titular pelo PSG e imitou Neymar, dando uma assistência. O brasileiro, porém, não aproveitou a chance no ataque parisiense e esteve apagado durante a maior parte do jogo. Thiago Silva, Alex e Maxwell tiveram uma tarde bem tranquila diante do inoperante ataque do Leverkusen.

Dani Alves salva arbitragem em vitória do Barça sobre City. E Tite vê tudo

  • PAUL ELLIS/AFP

Lucas apagado? Ibra decide: 2 gols em 3 minutos e PSG goleia Bayer

  • PATRIK STOLLARZ/AFP