Topo

Chelsea segue na Liga com "base do Brasil". A seleção não gostou disso

Do UOL, em São Paulo

08/04/2014 20h30

Na Europa, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, não foi ao Stamford Bridge, mas viu pela televisão a vitória emocionante de Chelsea sobre o PSG, nesta terça-feira, que deu a vaga ao time inglês na semifinal da Liga dos Campeões. O técnico pode até ter gostado das atuações de David Luiz, Oscar e Willian, mas ganhou um problema: jogadores mais desgastados para a Copa do Mundo.

Do quarteto brasileiro do Chelsea, Oscar e David Luiz são titulares absolutos no time de Felipão, Ramires, que, suspenso, desfalcou a equipe nesta terça, é presença certa na lista de 23 convocados e Willian esteve nas últimas três convocações para amistosos e tem grandes chances de jogar a Copa.

A maior preocupação da comissão técnica do Brasil veste a camisa 11 do Chelsea e da seleção. Oscar vem de duas temporadas com férias reduzidas. Em 2012, disputou as Olimpíadas e no ano passado a Copa das Confederações. No torneio vencido pela seleção, o meia sentiu o desgaste do acúmulo de jogos disputados, segundo a própria comissão técnica da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Na temporada 2012/13, Oscar atuou em 80 jogos. Ninguém na seleção fez tantas paritdas. No final o ano passado, porém, ele se lesionou e perdeu alguns jogos no Chelsea. Mesmo assim, já acumula 51 partidas e pode se apresentar à seleção com até 70 na temporada.

O desgaste dos jogadores é uma preocupação da comissão técnica da seleção. Scolari e o preparador físico da equipe Paulo Paixão têm feito contatos quase semanais com os atletas para saber como os atletas estão fisicamente. O treinador se encontrou com jogadores na Europa. Já o preparador físico poderá viajar para ver in loco a situação de alguns selecionáveis.

“Vou esperar o Felipão voltar da Europa para definir isso, mas é uma possibilidade, sim”, afirmou Paulo Paixão ao UOL Esporte.

No início do ano, Carlos Alberto Parreira chegou a afirmar que lesões leves, como a que tirou Neymar dos jogos do Barcelona por cerca de um mês não eram ruins para a seleção
brasileira.

"Neymar vai descansar um mês (durante a recuperação da lesão). Vai ser até bom porque ele chega mais descansado na Copa para ajudar o Brasil. Vai chegar ainda mais inteiro", afirmou o coordenador técnico da seleção brasileira.

Já Felipão tem feito questão de afirmar que os seus jogadores não devem se poupar nos clubes, pensando na Copa do Mundo.

"Quero que os jogadores defendam os clubes, que vivam pelos clubes, que façam o esforço que for necessário pelo clube. Eles só serão chamados pelo que fizerem pelos clubes", afirmou Scolari, antes do amistoso contra a África do Sul, em março. "Caso se poupem, eu não vou levar para a seleção", completou.

Também classificado para a semifinal na rodada desta terça, o Real Madrid tem outro titular absoluto de Felipão. Marcelo, que esteve em campo na derrota para o Borussia Dortmund, é o lateral esquerdo preferido do técnico. Bayern de Munique, de Dante e Rafinha, que enfrenta o Manchester United, nesta quarta, e Barcelona, de Neymar e Daniel Alves, decide uma vaga com o Atlético de Madri, de Filipe Luis e Miranda.