Topo

Colombiano ofusca gols brasileiros e garante empate entre Porto e Shakhtar

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 17h39

Jogando em Lviv, na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk cedeu empate para o Porto aos 49 minutos do segundo tempo: 2 a 2 pelo Grupo H da Liga dos Campeões. Alex Teixeira e Luiz Adriano marcaram os dois primeiros gols do jogo, mas Jackson Martínez saiu do banco e garantiu o empate na prorrogação.

Fases do jogo: No primeiro tempo, o Porto dominou as ações ofensivas, mas teve dificuldades na hora da finalização. Com Aboubakar como centroavante no comando do ataque, as jogadas do Porto dependeram quase que exclusivamente da movimentação de Brahimi - que desperdiçou um pênalti no primeiro tempo.

No segundo tempo, a equipe portuguesa seguiu atrás do gol, mas o Shakhtar foi eficiente nos contra ataques e conseguiu marcar dois gols. Óliver Torres perdeu uma bola dominada dentro da área e Alex Teixeira abriu o placar. Depois, em outra jogada de velocidade, Bernard passou para Luiz Adriano fazer 2 a 0.

O melhor: Jackson Martínez - O atacante colombiano entrou aos 20 do segundo tempo e mudou o jogo. Se havia um problema crônico na finalização do clube português, isso acabou com o artilheiro em campo. O camisa 9 marcou de pênalti aos 44 e garantiu o empate aos 49, completando cruzamento de Tello.
 
O pior: Srna - O lateral direito e capitão do Shakhtar vinha tendo atuação segura pelo lado do campo, mas foi determinante para que seu time não conquistasse a vitória. Foi ele tem colocou a mão na bola no pênalti convertido pelo Porto e na sequência ele ainda deixou espaço para Tello fazer boa jogada e dar a assistência para o gol de empate.
 
Chave do jogo: Aos 34 minutos do primeiro tempo, Brahimi fintou bonito a defesa do Shakhtar e foi derrubado por Kucher: pênalti! Na cobrança, porém, o atacante argelino bateu no canto direito e Pyatov conseguiu defender. Neste momento, o Porto era melhor em campo, mas desperdiçava muitas oportunidades. Pelo que se desenhava a partida, um gol poderia dar uma enorme vantagem a equipe portuguesa.
 
Toque dos técnicos: O técnico Julen Lopetegui, do Porto, optou por colocar Jackson Martínez no banco de reservas e seu time sofreu muito com a falta de precisão nas finalizações. Foram 19 chutes a gol do Porto contra apenas cinco do Shakhtar. Mesmo com este 'bombardeio', a equipe portuguesa só empatou na prorrogação, graças a qualidade de seu principal atacante.
 
Para lembrar:
 
- Em duas partidas disputadas, são três gols de Jackson Martínez. Ele empatou na artilharia da Liga dos Campeões com seu colega de clube, Brahimi.
 
- Foram 12 brasileiros em ação nesta partida. Pelo lado do Porto foram Fabiano, Alex Sandro, Danilo, Maicon. No Shakhtar entraram Márcio Azevedo, Fernando, Douglas Costa, Alex Teixeira, Taison, Luiz Adriano, Bernard e Ilsinho.
 
Bate 2 x 1 Athletic Bilbao
 
No outro jogo do Grupo H, o Bate Borisov jogou na Bielorrússia e venceu os espanhois do Athletic de Bilbao por 2 a 1. Todos os gols saíram ainda no primeiro tempo: Polyakov e Karnitskiy marcaram para o clube local, enquanto Aduriz descontou para a equipe visitante.
 
Com estes resultados, o Porto é líder da chave com quatro pontos, seguido pelo Bate, que tem três pontos. Shakhtar Donetsk é o terceiro com dois pontos e o lanterna é o Athletic, que tem um empate e uma derrota até o momento.