Topo

Buffon fecha o gol e coloca Juventus nas oitavas da Liga

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 19h33

Juventus e Atlético de Madrid poderiam fazer o que se popularizou como "jogo de compadres": um empate deixaria a liderança do Grupo A da Liga dos Campeões com o Atlético, enquanto classificaria a Juventus. O resultado final, de 0 a 0, pode dar a impressão de que isso realmente ocorreu. Mas não. Buffon, goleiro dos italianos, foi o nome do jogo, e só com suas defesas o time conseguiu a vaga, mesmo jogando mal. 

O ponto conquistado era necessário em razão da vitória do Olympiakos sobre o Malmö (4 a 2), no outro jogo da última rodada da chave. Os gregos chegaram a 9 pontos e, caso a Juve (10) perdesse, ultrapassariam os rivais no confronto direto. Mas Buffon garantiu que isso não ocorresse. A Juventus evita repetir a vergonha da última temporada, quando caiu na primeira fase. Já o Atlético sonha em chegar novamente à final do principal torneio de clubes europeu.

Ambos conhecerão seus rivais nas oitavas em sorteio que ocorre na próxima segunda-feira, dia 15.

Fases do jogo
O Atlético de Madri, atual vice campeão da Europa, consegue manter seu estilo de jogo mesmo com mudanças no elenco e desfalques na partida (como Miranda, fora por lesão na coxa): defesa forte e abuso de contra-ataques e bolas aéreas. O gol pode não ter saído, mas o esquema proporcionou boas chances aos espanhóis durante o primeiro tempo, no qual foi melhor. Buffon fez ao menos três ótimas defesas para evitar o gol rival.

Na segunda etapa o jogo mudou, principalmente com a informação de que o Olympiakos vencia - um gol do Atlético eliminaria a Juventus. Então os italianos passaram a atacar mais (tiveram mais posse de bola, com ao menos 65% durante toda a partida) e foram os únicos a finalizar na etapa, com duas boas chances em chutes de fora da área de Pogba e Vidal. Moyá, o goleiro do Atlético, não fez defesas espetaculares como Buffon, mas foi seguro como o italiano. O placar, assim, foi de interesse de ambos: 0 a 0.

O melhor
36 anos, mas ainda um dos melhores do mundo. Buffon pode não viver mais seu auge, mas é importantíssimo para a Juventus. Com Tevez, Llorente e o resto da parte ofensiva da Juve inoperantes, restou ao goleiro garantir o placar que dava a vaga ao clube. Foram quatro defesas no jogo, sendo três em lances perigosíssimos que poderiam ter significado a eliminação de seu clube.

O píor
Ele deu apenas um chute no jogo, que nem chegou ao gol ou foi para fora, já que ficou na zaga. E, além das três faltas que sofreu, não apareceu mais no jogo. Carlitos Tevez já foi mais importante para a Juve do que nesta terça-feira.

Para lembrar
As duas equipes não fizeram substituições na partida, algo que ocorre apenas pela terceira vez na história da Liga dos Campeões. Apenas Newcastle x PSV, em 1997, e Roma x Dínamo de Kiev, em 2004, também não viram trocas durante o jogo.