Topo

Com assistência de Bernard, Shakhtar e Porto empatam jogo dos classificados

Do UOL, em São Paulo

10/12/2014 19h39

Já classificados e com as posições definidas no grupo H da Liga dos Campeões, Porto e Shakhtar Donetsk entraram em campo nesta quarta-feira basicamente para um jogo amistoso. Com dois gols na etapa final, as equipes ficaram no 1 a 1.

Bernard, brasileiro titular no trágico jogo contra a Alemanha, na Copa do Mundo, foi o responsável pela assistência do gol que abriu o placar, marcado por Stepanenko.

Com o resultado, o clube português terminou a primeira fase com 14 pontos, na liderança da chave, contra nove da equipe ucraniana, segundo colocado.

Quem ficou com a vaga para a Liga Europa foi o Athletic Bilbao, da Espanha, que superou Bate Borisov por 2 a 0 e chegou aos sete pontos, contra apenas três do time da Bielorrússia.

Fases do jogo: Com vagas confirmadas e posições definidas no grupo, Porto e Shakhtar praticamente não produziram na etapa inicial. Em jogo morno, foram poucas as chances criadas, e nenhuma delas de muito perigo.

Mas a história mudou no segundo tempo. Logo aos 6min saiu o gol. Mas com a bola parada. Depois de escanteio cobrado por Bernard, Stepanenko testou para as redes e fez 1 a 0 time visitante.

Aos 26min, o Porto ficou perto de empatar com Martins Indi, que de cabeça acertou a trave. E aos 42min, quando a vitória do Shakhtar parecia mais provável, Aboubakar recebeu dentro da área e bateu com categoria para deixar tudo igual.

Para lembrar:

Preocupa. Depois de um choque com o brasileiro Alex Teixeira, o jovem meia português Rubens Neves, de apenas 17 anos, deixou o campo de maca, com as mãos na cabeça. Suspeita de grave lesão no joelho direito.

Quase um time de brasileiros. Dentre os 22 jogadores que iniciaram a partida no estádio do Dragão, oito eram brasileiros: Maicon, Alex Sandro e Evandro pelo lado do Porto e Ilsinho, Fred, Douglas Costa, Bernard e Alex Teixeira pelo lado do Shakhtar Donetsk.

Invicto! Assim como Chelsea e Real Madrid, o Porto terminou a primeira fase da Liga dos Campeões sem ser batido. Foram quatro vitórias e dois empates.