Topo

Barça faz 3 a 1 e atropela PSG com direito a 2 canetas de Suárez em D. Luiz

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 17h37

O Barcelona, de novo, não tomou conhecimento do adversário de respeito que tinha pela frente. Como havia feito nas oitavas, contra o Manchester City, o time catalão venceu o PSG fora de casa com propriedade e abriu larga vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Liga dos Campeões. O 3 a 1 em Paris teve a marca de Neymar, que abriu o placar, e Suárez, que fez dois golaços com direito a duas canetas em David Luiz – Van der Wiel completou o marcador.

O resultado permite que o Barcelona avance mesmo com uma derrota simples no Camp Nou. Para o PSG, que vinha de uma eliminatória emocionante contra o Chelsea, é um balde de água fria. Se não conseguir um milagre no Camp Nou, será a terceira eliminação seguida do clube francês nas quartas da Liga.

E o PSG não poderá reclamar de nada. Se há dois anos foi eliminado pelo Barça pelo número de gols marcados fora de casa, nesta quarta caiu feio em sua própria casa com direito a humilhação de Suárez, que deu duas canetas em David Luiz nos dois gols que marcou. Neymar, com o gol inicial, e Messi com uma assistência, também cumpriram seu papel no surpreendente 3 a 1.

No fim, pesaram a qualidade dos atacantes do Barcelona e a ausência de peças importantes do PSG, que chegou remendado ao jogo e não fez frente aos catalães em nenhum momento. Para o Barcelona, fica de lado a crise interna de Neymar com Luis Enrique e volta a animação com boas atuações na Liga, como já havia ocorrido depois da eliminatória contra o City.

Fases do jogo:
O Barcelona não demonstrou o ímpeto e o domínio que teve contra o Manchester City, por exemplo, mas mandou no jogo desde o início. Sem seu meio-campo titular (Thiago Motta está lesionado e Verratti suspenso), o PSG sofreu para manter a posse de bola e ligar a defesa ao ataque. Acabou recuando demais e pagou pelo espaço que tradicionalmente deixa em sua lateral direita.

Foi por ali que Neymar entrou para achar Messi, no primeiro lance de perigo, quando o argentino lançou Alba na linha de fundo e forçou Thiago Silva a fazer um desarme providencial. Quando o argentino achou o brasileiro em um contra-ataque aos 17 minutos do primeiro tempo, porém, não teve quem o parasse, e o ex-santista bateu na saída de Sirigu para abrir o placar.

A vantagem no placar retratava o que se via no campo. Messi acertou a trave em um chute de longe e Suárez também arriscou com algum perigo. Do outro lado, o máximo que o PSG conseguiu foi incomodar em um contra-ataque que Cavani desperdiçou ao se enrolar com a bola.

O intervalo não resolveu os problemas do PSG. Embora tenha mudado a postura e avançado no campo, o time continuou exposto à qualidade do Barcelona. Aos 22 minutos, Suárez recebeu na direita e criou um golaço do nada. Deu uma caneta em David Luiz, cortou Marquinhos, ganhou de Maxwell e bateu no canto de Sirigu para consolidar a vantagem catalã.

O 2 a 0 derrubou o PSG, que se desorganizou, deu ainda mais espaço aos rivais e foi punido por isso. Aos 33 minutos, um bote errado no meio-campo deixou Suárez de novo no mano a mano com David Luiz. Com requintes de crueldade, o uruguaio deu outra caneta no brasileiro e bateu no ângulo para fazer o terceiro. Quando Van der Wiel descontou, já era tarde demais para animar o torcedor que compareceu ao Parc des Princes.

Melhor: Suárez. Neymar fez o primeiro e Messi foi fundamental para conduzir o time, mas os dois golaços com canetas em David Luiz foram a diferença entre uma vitória simples e um show do Barcelona, que encaminhou a vaga para a semifinal da Liga.

Pior: Defesa do PSG. Sem a proteção de Verratti e Thiago Motta, a zaga sucumbiu à qualidade do Barcelona. O buraco deixado por Van der Wiel na lateral direita permitiu a Neymar abrir o placar. Para não deixar o holandês com toda a culpa, David Luiz, Marquinhos e Maxwell levaram um baile de Suárez no segundo gol e completaram a noite trágica do quarteto.

Chave do jogo: Desfalques do PSG. O ataque perde sem a qualidade de Ibrahimovic, David Luiz não estava inteiro e o meio-campo se ressente muito das ausências de Verratti e Thiago Motta, que completam com Matuidi um trio que tinha tudo para vencer a batalha do meio-campo. O francês ficou sozinho com Rabiot e Cabaye e viu Iniesta, Rakitic e Busquets sobrarem.

Outros destaques:
Lesões: Thiago Silva e Iniesta foram as notas tristes do jogo. Os dois capitães saíram de campo antes do apito final com problemas físicos. O zagueiro sentiu dores no pé direito e foi substituído por David Luiz logo depois do primeiro gol do Barcelona. Já o espanhol sentiu as costas e saiu no começo da segunda etapa.

Recorde: Xavi, que substituiu Iniesta, tornou-se o jogador com mais participações em competições europeias em toda a história. São 169 jogos, um a mais que o italiano Paolo Maldini, que fez história pelo Milan.

Parceria: No Barcelona, ninguém deu mais assistências a Neymar que Lionel Messi, que repetiu a associação de sucesso nesta quarta. O camisa 10 deu 12 passes para o brasileiro desde que ele chegou ao clube, contra cinco de Sánchez, Iniesta e Suárez, segundo o twitter @MisterChip, especializado em estatísticas.