Topo

Drama total! United dá vexame e está fora da Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

08/12/2015 19h37

A partida desta terça-feira (8) entre Wolfsburg e Manchester United prometia ser dramática. E assim foi. As duas equipes entraram em campo sabendo que poderiam tanto conseguir a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões na primeira posição quanto ser eliminada ainda na fase de grupos. No final das contas, alegria alemã e tristeza inglesa: vitória do Wolfsburg por 3 a 2 e eliminação precoce do time de Van Gaal.

O brasileiro Naldo, duas vezes, e o português Vieirinha foram os responsáveis pelo feito histórico do Wolfsburg: pela primeira vez, a equipe alemã chega às oitavas de final da Liga dos Campeões. Martial e Guilavogui, contra, marcaram para o Manchester United na partida.

Para aumentar o drama, o Manchester United ainda teve um gol anulado no final do primeiro tempo. Apesar de o árbitro ter corrido para o meio de campo, um dos auxiliares anulou o gol de Lingard, por causa da posição irregular de Mata.

A decisão dos classificados envolvia também o jogo entre PSV e CSKA. Jogando na Holanda, os donos da casa venceram por 2 a 1, suficiente para garantir a classificação na segunda colocação, com 10 pontos, dois a mais que o Manchester United. O Wolfsburg terminou na liderança com 13, enquanto o CSKA foi o último, com quatro.

Como prêmio de consolação, se é que ameniza de alguma maneira os lamentos do clube inglês, o Manchester United está classificado para a Liga Europa por ter terminado a fase de grupos na terceira colocação.

O jogo

O Manchester United entrou em campo com a pressão de vencer fora de casa para não depender do resultado do PSV. E a vida do clube inglês parecia que seria tranquila: logo aos 10 minutos, Martial recebeu passe em profundidade e tocou na saída de Benaglio para abrir o placar.

O drama, porém, começou quatro minutos depois. Rodríguez cobrou falta em direção à área e Naldo se antecipou à marcação para mandar para o gol e empatar o jogo. Aos 29, a virada: Draxler fez bela jogada pelo meio, tabelou com Kruse e rolou para Vieirinha empurrar para o gol vazio.

Com o 2 a 1 para o Wolfsburg e o empate sem gols na partida do PSV, o Manchester United foi ultrapassado pelo clube holandês na classificação e passou a precisar de um gol para voltar a figurar entre os classificados. E isso quase aconteceu aos 44 minutos da primeira etapa: Lingard cruzou para a área e Mata, em posição de impedimento, não toca na bola antes de ela parar no fundo do gol. O auxiliar, no entanto, entendeu que o espanhol participou da jogada e anulou o lance.

O jogo passou a ser dramático no segundo tempo. E o Manchester United se lançou ao ataque em busca do gol da classificação. Em um espaço de dois minutos, o objetivo inglês quase foi alcançado: aos 15, depois de boa troca de passes, Depay acertou um belo voleio e obrigou Benaglio a fazer boa defesa. Na sequência, Lingard chutou rasteiro, a bola desviou na zaga e Mata não conseguiu alcançar o rebote.

Exposto, o United começou a sofrer com os contra-ataques alemães. Aos 19 minutos, De Gea saiu precipitadamente da área e deixou o gol aberto para Schürlle, que tentou o toque de cobertura. O goleiro espanhol, no entanto, conseguiu voltar a tempo para evitar o gol alemão.

Três minutos mais tarde, mais um contra-ataque do Wolfsburg: Draxler tocou para Schürrle, que dominou e acabou sendo desarmado por Smalling. A bola, porém, foi na direção do gol e obrigou De Gea a se esticar todo para evitar o gol.

Se a classificação não vinha por forças próprias, passou a vir com a ajuda de terceiros. Na Holanda, Ignashevich abria o placar para o CSKA e recolocava o Manchester United na segunda colocação do grupo. A alegria, no entanto, durou dois minutos, pois De Jong empatou o jogo para o PSV.

Precisando resolver por conta própria, o Manchester United contou uma enorme ajuda do meia Guilavogui, do Wolfsburg. Após cobrança de escanteio, Fellaini subiu mais que a marcação e conseguiu tocar de cabeça. Guilavogui tentou cortar e acabou cabeceando para o próprio gol.

Mais uma vez na partida, a alegria do United durou apenas dois minutos: Schäfer bateu escanteio da esquerda e Naldo subiu livre para cabecear no fundo do gol de De Gea. Para piorar, quase ao mesmo tempo, o PSV marcou o segundo contra o CSKA, com Pröpper.

Mesmo com uma pressão gigantesca nos últimos minutos, o Manchester United parou na defesa do Wolfsburg e deu adeus ao sonho do quarto título da Liga dos Campeões cedo demais.