Topo

Pensamento grande pode fazer Cruzeiro reabrir as portas para contratações

Scuro citou a tradição de títulos e não descarta buscar mais reforços para o Cruzeiro - Wahington Alves/Light Press
Scuro citou a tradição de títulos e não descarta buscar mais reforços para o Cruzeiro Imagem: Wahington Alves/Light Press

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

14/03/2016 13h06

Depois de trazer oito nomes para a temporada 2016 (Rafael Silva, Bruno Nazário, Douglas Coutinho, Sánchez Miño, Matías Pisano, Federico Gino, Lucas Romero e Marciel) e fechar o plantel com 33 jogadores, a diretoria do Cruzeiro indicou que só voltaria ao mercado em situações consideradas ‘especiais’. No entanto, o início de ano ainda não está deixando a cúpula celeste totalmente satisfeito do que tem em mão. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o diretor de futebol, Thiago Scuro, minimizou o momento de pressão com o técnico Deivid, qualificou a força do elenco, mas não descartou trazer novos reforços para chegar com força na disputa pelo Brasileirão e a Copa do Brasil.

“O calendário está só iniciando, o ano é longo, o Campeonato Brasileiro é muito difícil, com volume alto de jogos, onde inevitavelmente problemas de lesões, suspensões vão acontecer. O Cruzeiro também tem alguns atletas selecionáveis e que acabam se ausentando durante a competição. Estamos atentos a tudo isso, preparados para qualificar o elenco nos setores e no perfil que entendemos que o Cruzeiro ainda precisa para iniciar o Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Pensando em título, pensando grande, como faz parte da nossa cultura”, comentou o dirigente.

Atualmente, o Cruzeiro já realizou dez partidas no ano, sendo nove oficiais e um amistoso. Apesar da média superior aos números do antecessor Mano Menezes, o técnico Deivid tem um dos piores inícios de temporada do clube e segue pressionado por causa de atuações pouco convincentes, embora vitoriosas. Questionado sobre o assunto, Scuro viu com naturalidade a cobrança por um futebol melhor.

“A cobrança é normal, são mais de 8 milhões de torcedores, é um clube com uma história fantástica, vencedora, acostumado a ganhar, acostumado a ver o time ganhar em campo. Todos nós aqui dentro estamos preparados para lidar com essa cobrança, compreender, lidar, mas ao mesmo tempo com convicção do trabalho que vem sendo feito, do tempo que algumas coisas são necessárias para aparecer de forma mais intensa. Hoje nossa tensão tem sido para nossos problemas e, principalmente, no sentido de encontrar a solução. A gente percebe que gradativamente temos tido uma evolução no que diz respeito ao desempenho, que é o que ainda traz alguma desconfiança. A mensagem é que todos aqui dentro estão muito envolvidos, comprometidos com o que está sendo feito. A gente espera o quanto antes transmitir isso também para o torcedor e que ele possa voltar a ser o grande aliado do time dentro de campo”, acrescentou.

Recentemente, o presidente Gilvan ‘alfinetou’ o técnico Deivid sobre a necessidade de encontrar com mais rapidez os onze jogadores titulares do time. Em entrevista ao UOL Esporte, o comandante reconheceu que ainda precisa encaixar dois tipos de jogadores. Em contrapartida, Scuro avalia como positiva as atuais peças no elenco e cita o triunfo contra o Atlético-PR (pela Primeira Liga, em que apenas os reservas jogaram), para valorizar a força do grupo.

“Estamos trabalhando dentro do que tínhamos estipulados no ano passado. Hoje são 33 atletas com quatro goleiros. Isso dá uma qualidade ao trabalho do dia a dia, isso gera oportunidades para todos os jogadores que estão no elenco. Contra o Atlético-PR (pela Primeira Liga), tivemos a oportunidade de ver jogadores que não vinham atuando tanto e tivemos percepções positivas. Ficou a sensação que nós já tínhamos aqui dentro, agora para o público de fora, que o Cruzeiro tem um elenco qualificado e está protegido em todas as posições. Isso dá uma qualidade melhor ao trabalho e a gente acredita que isso vai ser traduzido em melhor desempenho dentro de campo”.