Topo

Você pode não ter notado, mas o Corinthians está perto do rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 12h00

Não bastam as derrotas, confusões, saídas de estrelas... A crise no Corinthians é grande. E uma palavra ainda pouco utilizada pode deixar a equipe ainda mais nervosa: rebaixamento. Pois é, com tanto acontecendo e devido ao regulamento adotado pelo Campeonato Paulista, a equipe alvinegra talvez nem tenha notado, mas pode ter que começar a se preocupar com o possível vexame de ir parar na segunda divisão do estadual.

O último tropeço corintiano aconteceu na noite desta quarta-feira, com a derrota por 2 a 0 sobre o Bragantino, que teve direito até a gol contra. O Corinthians está no Grupo B, com 6 pontos conquistados em seis jogos: são só duas vitórias e quatro reveses na competição - veja a tabela completa.

Os corintianos não são os lanternas do grupo B por conta do critério de desempate. O Ituano tem a mesma pontuação, mas só venceu uma vez.

Na matemática, o grande problema do Paulistão é o regulamento criado para a competição neste ano, que foi muito criticado – e várias vezes chamado de esdrúxulo.

Está previsto o rebaixamento de quatro equipes entre as 20 que disputam os quatro grupos do estadual. Mas não serão os últimos de cada grupo que jogarão a Série A-2 em 2014, e sim os piores colocados na classificação geral.

Levando isso em conta, é possível ver o risco corintiano neste momento. Na lista com todos os times, apenas dois pontos separariam a equipe de Mano Menezes da zona da degola.

O Corinthians ocupa a 14ª posição levando em conta todos os times. Penapolense, também com seis pontos, leva vantagem no saldo de gols. O grande problema é que dois dos times que atualmente seriam rebaixados estão a apenas dois pontos do clube da capital.

Atlético Sorocaba e Paulista têm dois pontos, no fim da tabela, e, com quatro pontos, aparecem Portuguesa e Comercial. O Oeste tem cinco. O risco é grande e o Corinthians precisa de uma vitória para pelo menos se distanciar de a este ponto do campeonato figurar numa posição tão desfavorável. 

O Corinthians volta a campo fora de casa, neste domingo. Às 19h30, o time encara o Mogi Mirim, que tem sete pontos neste Paulistão. O compromisso seguinte no campeonato é o clássico contra o Palmeiras, no domingo seguinte.