Topo

Prazo para troca termina e, por opção de Tite, Brasil vai à Copa sem cortes

Tite, durante treino da seleção brasileira - REUTERS/Marko Djurica
Tite, durante treino da seleção brasileira Imagem: REUTERS/Marko Djurica

Do UOL, em São Paulo

16/06/2018 15h00

Quando o relógio marcou 15h (de Brasília) deste sábado (16) terminou o prazo para que Tite fizesse alguma alteração na lista de convocados do Brasil para a Copa do Mundo. A partir de agora, os 23 jogadores não poderão substituídos e, em caso de lesões sérias, a equipe ficará desfalcada. As seleções têm até 24 horas antes de sua estreia para realizar trocas.

- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
- O hexa vem dessa vez? O que os videntes preveem para o Brasil no Mundial?
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

No caso do Brasil, que estreia às 15h (de Brasília) deste domingo contra a Suíça, a preocupação durante a preparação para a Copa girou em torno de dois nomes: Renato Augusto e Fred. O primeiro sofreu uma inflamação no joelho esquerdo por causa do excesso de carga de trabalho. Ele voltou a treinar normalmente com o grupo, mas ainda precisa de cuidados especiais depois das atividades.

A lesão de Fred surgiu em um treinamento da seleção brasileira na última semana, em Londres. Em um coletivo, o meia recebeu uma entrada de Casemiro e abandonou o gramado com uma entorse no tornozelo. Ele chegou a ficar uma semana sem treinar com o restante do grupo e não foi relacionado para o duelo contra a Suíça.

Para evitar cortes, a comissão técnica da seleção brasileira apostou em uma gestão cuidadosa dos problemas físicos. A filosofia de Tite foi fundamental na opção por não trocar nenhum jogador. O treinador não se preocupa em perder o atleta por um ou dois jogos da primeira fase e só defende o corte em situações extremas. Sua meta, inclusive, é ter o grupo 100% preparado para o mata-mata.

Com Fred fora até do banco de reservas e Renato Augusto sem estar nas condições ideais, o Brasil terá apenas Fernandinho bem fisicamente como opção para o meio no banco contra a Suíça. Tite confirmou o time para a estreia com: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.