Topo

Jovens corintianos sofrem com falta de estrutura e até micose

Flamengo de Guarulhos ainda está em obra para receber o Corinthians - Renan Prates/UOL
Flamengo de Guarulhos ainda está em obra para receber o Corinthians Imagem: Renan Prates/UOL

Renan Prates e Ricardo Perrone

Em São Paulo

21/06/2011 07h11

Despejados de Itaquera pelo sonho do estádio próprio, jovens do Corinthians enfrentam uma rotina que não combina com quem acaba de levantar o bi mundial Sub-17. Os garotos tropeçam diariamente numa estrutura precária, na falta de higiene e sofrem até com micoses provocadas pelas más condições, de acordo com relatos ouvidos pelo UOL Esporte. Pais e ex-funcionários famosos, como Rincón e Wilson Mano, fazem as críticas.

AS INSTALAÇÕES DA BASE DO CORINTHIANS

  • Renan Prates/UOL

    Base do Corinthians atualmente está situada no campo do Flamengo de Guarulhos

  • Renan Prates/UOL

    Alojamento da base corintiana fica nos fundos do estádio do Flamengo de Guarulhos

A maioria dos problemas acontece porque o clube abraçou duas novas equipes justamente no momento em que cedeu o terreno do QG da base corintiana para a construção da arena. A diretoria fez uma parceria com o Flamengo de Guarulhos, assumindo as equipes júnior e principal do clube.

De acordo com pais de dois jogadores, passou a faltar um pouco de quase tudo. Relatam que os atletas já tiveram de se enxugar com coletes de treino por falta de toalhas limpas. O improviso e as toalhas sujas provocaram as micoses, segundo eles.

“Até eu peguei micose quando estava treinando esses meninos. Eles estão reclamando porque têm razão. As toalhas que eles se limpam são mal lavadas. Lá é problema. A base do Corinthians não é aquilo que se vê. Tem problema sim”, declarou o ex-jogador Rincón, que trabalhou como técnico das categorias de base.

Outra queixa é a de que em algumas ocasiões falta uniforme limpo para todos. Segundo os pais, isso teria forçado, em algumas ocasiões, alguns garotos a usarem à tarde a camisa suada do treinamento da manhã. Também reclamam de que falta roupeiro. Os jovens que foram emprestados ao Flamengo de Guarulhos já tiveram até que beber água da torneira durante treinamento.

Sair da Itaquera também representou para os aspirantes a craque uma peregrinação por gramados da grande São Paulo. O campo do Flamengo de Guarulhos não aguenta receber tantos treinamentos. Assim, os garotos chegam à cidade, sobem no ônibus do clube e partem para locais improváveis, como o Clube dos Fiscais. Eles trabalham em pelo menos quatro campos diferentes. O Parque São Jorge também é usado, principalmente pelo Sub-17. Muitas vezes, os meninos não sabem onde será a prática da manhã seguinte.

Também há críticas sobre a falta de comprometimento de alguns profissionais. Num dos treinos em Guarulhos, um dos técnicos levou uma bronca de um jogador por chegar constantemente atrasado. Foi de corar a face.

O ex-volante Wilson Mano, que também trabalhou na base corintiana, engrossa as críticas. “Parece que eles têm receio de ex-jogador, principalmente aqueles com mais nome. Eles temem, pois a maioria que comanda gosta de manipular. As pessoas que estão trabalhando ali nas categorias de base que eles colocam nunca vão bater de frente. A base é comandada mesmo para eles falarem que precisa jogar o menino que é filho de diretor e que tem fulano como empresário. Eles não querem trabalhar sério", disse Mano.

Os problemas justificam em parte a saída de jogadores do Parque São Jorge para os rivais. O caso recente mais famoso é o de Lucas, hoje no São Paulo. As dificuldades em arrumar uma vaga no time principal aumentam o desejo de deserção. Júlio César é o único titular forjado em casa. Sem espaço, os jovens sentem-se atraídos pelos clubes concorrentes e falam em sair.

Outro lado

Fernando Alba, diretor de futebol amador do Corinthians rebate as críticas. “Desconheço casos de jogadores com micose. E falar que falta material é brincadeira. A Nike não deixa faltar uniforme na natação, como deixará faltar no futebol amador? Pode ter acontecido um caso lá atrás, em 2007. E estão falando agora”, afirmou o dirigente.

INDO PARA O TREINO

  • Renan Prates/UOL

    Ônibus usado pela base do Corinthians deixa o estacionamento do Flamengo-SP, em Guarulhos

Segundo ele, a parceria com o Flamengo de Guarulhos foi feita justamente para dar melhores condições de treinamento ao atletas até que eles possam começar a frequentar o CT Joaquim Grava. “Para o time treinar em Guarulhos, enfrentamos menos trânsito do que na capital. E lá são várias as opções de campos. Estamos investindo cerca de R$ 100 mil em reformas no Flamengo e já temos uma boa estrutura lá, com refeitório e tudo que os jogadores precisam”, declarou o dirigente.

“Essas críticas são de pais de atletas que não estão jogando, que saíram ou que estão mal. Pergunte aos que são titulares se alguém tem queixa”, completou Alba.

Sobre o fato de poucos jogadores aparecerem no time principal, o cartola disse que o clube está promovendo uma integração entre os departamentos amador e profissional para aumentar o aproveitamento dos jovens. “Estou há cerca de seis meses no cargo e não posso responder pelo que acontecia antes”, disse ele, que era diretor de natação.

MESMO COM ESTRUTURA RUIM, CORINTHIANS CONQUISTA TÍTULOS

Campeão Mundial sub-17 em 2010 e 2011
Campeão Paulista sub-15 em 2010
Campeão Copa SP de 2009