Topo

Fábio revela meta de superar ex-volante Zé Carlos como o número 1 em atuações pelo Cruzeiro

No Hall da Fama, ex-jogador Zé Carlos é o recordista de atuações pelo Cruzeiro - Washington Alves/VIPCOMM
No Hall da Fama, ex-jogador Zé Carlos é o recordista de atuações pelo Cruzeiro Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Guyanne Araújo

Do UOL, Em Belo Horizonte

17/01/2012 15h28

Único jogador do atual elenco do Cruzeiro a integrar o Hall da Fama, inaugurado na manhã desta terça-feira, na Toca da Raposa II, o goleiro Fábio, que é também o capitão da equipe, revelou meta ambiciosa: quer ultrapassar o volante Zé Carlos, quem mais vestiu a camisa celeste em toda a história, com 633 atuações. Com 422 jogos, o camisa 1 cruzeirense teria que fazer mais 212 jogos pelo Cruzeiro para alcançar o feito.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Goleiro Fábio faz planos para fazer pelo menos mais 212 jogos pelo Cruzeiro nos próximos 4 anos

“Tem bastante jogos ainda pela frente, menos de 200 eu acho, são jogos que vão ser muito importante na minha vida e tenho contrato até 2016 espero cumprir e com certeza vou ter a oportunidade de ser o jogador que mais vestiu a camisa azul celeste”, disse o goleiro e capitão do Cruzeiro, Fábio, abaixando um pouco o número de partidas necessárias.
 
Com 25 homenagens, o Cruzeiro inaugurou sua calçada da fama. “Estamos vivendo esse momento muito feliz de encontrar vários amigos que já trouxeram várias glórias ao clube, e estamos imortalizando a figura deles aqui, no Hall da fama, desses ídolos eternos do Cruzeiro”, comentou o presidente Gilvan de Pinho Tavares.

Segundo ele, a localização do Hall da Fama, “voltado para o campo” da Toca da Raposa II ajudará a estimular os atuais atletas. “É importante para os atletas atuais, para que eles venham a integrar no futuro a elite dos que atingiram esse apogeu. Estamos dando início hoje à primeira safra de jogadores, ex-jogadores do Cruzeiro, tomara que todos os atletas atinjam esse estágio”, complementou o presidente.

ZÉ CARLOS E PALHINHA LEMBRAM DIAS DE GLÓRIA COM O CLUBE

 
O capitão do Cruzeiro, Fábio ainda falou do momento especial que é receber uma homenagem do clube. “É muito especial, nesse momento de estar com grandes jogadores que fizeram a história da camisa celeste e hoje tenho a oportunidade no presente de vestir essa camisa então tenho que agradecer a Deus, a todos que me apoiaram no futebol, me deram oportunidade, minha família que esteve comigo nesses momentos para que eu pudesse alcançar o número de jogos”, observou.

Cada homenageado recebeu uma placa que ficará exposta na Toca II. Os jogadores presentes marcaram seus pés no caso de jogadores de linha e mãos no caso dos goleiros; os atletas que faleceram foram condecorados com uma estrela de bronze.

Entraram para o ‘Hall da Fama” e foram perpetuados no clube os jogadores que vestiram a camisa do Cruzeiro em mais de 400 jogos: como Raul Plassman, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Fábio, Joãozinho, Palhinha, Ademir, Vanderlei, Ricardinho, Adelino, Vavá, Nelinho, Pedro Paulo, Darci Menezes e Eduardo Amorim.

Também foram homenageados, nesta terça-feira, ex-jogadores que marcaram mais de 100 gols pelo time celeste: Dirceu Lopes, Marcelo Ramos, Ninão, Niginho, Tostão, Bengala, Palhinha, Nelinho, Alcides, Joãozinho, Roberto Batata, Evaldo e Raimundinho. Palhinha, Dirceu Lopes, Nelinho e Joãozinho se destacaram por terem atingido as duas marcas: completar 400 jogos e fazer 100 gols com a camisa azul e branco.