Topo

Para se enturmar no Corinthians, Zizao arrisca o português e pede para ser chamado de Chui

Sheik (d), que já jogou no Japão, é um dos atletas que interage com o chinês Zizao - Danilo Lavieri/UOL Esporte
Sheik (d), que já jogou no Japão, é um dos atletas que interage com o chinês Zizao Imagem: Danilo Lavieri/UOL Esporte

Carlos Padeiro

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 18h33

O chinês Chen Zhizhao, mais popularmente conhecido como Zizao, completou nesta quinta-feira uma semana de treinos no Corinthians e tem procurado se enturmar com os colegas de elenco, apesar da dificuldade do idioma. O estrangeiro pediu, inclusive, para que os demais jogadores o chamem de Chui, seu apelido.

Nas atividades com bola, Zizao interage, sorri, brinca de embaixadinha com outros atletas. Na concentração, conversa em inglês com alguns, pede para que falem em português com ele para aprender e sempre tem um dicionário ao seu alcance. Não fica no canto, deslocado, embora em muitos momentos não entenda nada das conversas.

“Eu chamo ele de Chui, porque ele pediu e também porque o nome dele é bastante difícil. Ele arrisca algumas coisas em português. A gente tenta trazer ele para o nosso lado, para se dar bem com a gente”, revelou o volante Edenilson, após o treino desta quinta.

“No começo é difícil. Falo por experiência própria, porque quando cheguei ao Japão fiquei procurando, perdido, não sabia o que fazer. A gente brinca aqui, e ele fica perdido, acha que estamos falando dele, é complicado. Mas o nosso grupo é bom, o acolhemos bem”, afirmou Danilo, que atuou por três temporadas no futebol japonês.

O centroavante Bill é o único no Timão que já morou na China, quando defendeu o Nanchang, em 2006/07. Por isso, troca algumas palavras com Zizao. Outros que viveram no Japão, caso de Emerson Sheik, gostam de comparar os idiomas.

Nesta quinta, enquanto os titulares foram submetidos a um trabalho de recuperação muscular, após a vitória por 2 a 0 sobre o Nacional, do Paraguai, Tite promoveu um coletivo entre reservas e garotos revelados na base.

Zizao, porém, assistiu do banco. No intervalo, entrou em campo e criou-se a expectativa de que ele seria escalado. Minutos depois, deslocou-se para o outro campo, onde aprimorou a finalização com outros dois jovens, oriundos da base. Os campeões da Copa São Paulo de Juniores são os que mais ficam próximos do chinês.

SAIBA COMO RECEBER CHEN