Topo

Renato Abreu passará por cirurgia no coração, mas voltará a jogar futebol

Renato Abreu receberá acompanhamento médico antes de voltar a jogar futebol - André Portugal/VIPCOMM
Renato Abreu receberá acompanhamento médico antes de voltar a jogar futebol Imagem: André Portugal/VIPCOMM

Juliane Medeiros

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/03/2012 17h49

Renato Abreu realizou exames detalhados após a descoberta de uma arritmia cardíaca. E o Flamengo divulgou os resultados dos testes nesta sexta-feira - mesmo dia do nascimento do terceiro filho do jogador. O meia rubro-negro terá que passar por uma cirurgia na manhã deste sábado, mas estará apto a jogar futebol novamente. Com um catéter, os médicos irão acabar com o problema que o impede de fazer atividades físicas no momento.

FELIPE DEFENDE RONALDINHO GAÚCHO

  • Vipcomm

    Mesmo fora do jogo da Libertadores, Felipe se sentiu incomodado com as vaias a Ronaldinho Gaúcho durante a vitória do Fla sobre o Emelec, por 1 a 0. O goleiro – que ainda se recupera de uma pancada na cabeça sofrida no último domingo – opinou que a torcida “pegou pesado demais” com o camisa 10. De acordo com o jogador, os rubro-negros devem lembrar que o astro não é mais o mesmo jogador da época de Barcelona.

O jogador de 33 anos será monitorado por 24h após a cirurgia. Ele ficará afastado do clube entre sete a dez dias. Em seguida, será entregue aos médicos do Flamengo. Renato Abreu passará por um procedimento em que o catéter é inserido pela virilha até o lado direito do coração.

"Temos uma equipe gabaritada, que nos deixa muito tranquilos. Vai haver uma sedação, mas não será preciso anestesia geral", comentou o médico do Flamengo e especialista em cardiologia, Serafim Borges. Ele disse ainda que o atleta está calmo apesar dos riscos que envolvem qualquer cirurgia.

Exames de rotina realizados na última segunda-feira acusaram uma alteração cardíaca em Renato Abreu. O meia foi afastado por precaução e passou por série de procedimentos para que a causa da arritmia fosse descoberta. O departamento médico do Flamengo marcou análises complementares do jogador logo em seguida.

Renato se mostrou tranquilo durante os exames e falou sobre o problema ao jornal Extra na terça-feira. "É um alarme falso. Tenho fé em Deus para caramba. Estou tranquilo. Tenho muita fé. Não vai ser nada. Não tem nada de errado. Até fico feliz com a preocupação de muitas pessoas. Por outro lado, fico mais preocupado com as pessoas que me conhecem, os familiares. É uma informação que pode nem se confirmar. Os amigos, os familiares, podem ter um 'troço' só de ouvir", disse o meia.

#dev_albumEmbed010('tagalbum','51982')