Topo

Com expulsão, agressão e assistência, gandulas se destacam em decisões nos estaduais

Do UOL, em São Paulo

30/04/2012 06h00

Os gandulas costumam ser coadjuvantes em partidas importantes de futebol. Quando aparecem, geralmente apenas chamam a atenção retardando uma ou outra cobrança de lateral. No domingo, no entanto, dois deles tiveram atuação decisiva e foram protagonistas em clássicos decisivos no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.

No Beira-Rio, aos 22 minutos do segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo, do Grêmio, foi expulso após agredir um gandula depois de uma discussão. Nove minutos depois, o tricolor levou o segundo gol do Internacional, que decidiu o placar – o Colorado venceu por 2 a 1 e ficou com o título do segundo turno do Campeonato Gaúcho.

No Engenhão, o Botafogo abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo. Depois que a bola saiu para um arremesso lateral, a bela gandula repôs a bola rapidamente nas mãos de Maicossuel, que rapidamente lançou Márcio Azevedo. Livre, o lateral esquerdo só rolou para Loco Abreu, que fez o primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco que deu o título da Taça Rio à sua equipe.

LEIA MAIS SOBRE O GANDULA DO CAMPEONATO GAÚCHO

  • Nabor Goulart/Agência Freelancer

    Luxemburgo começou a discutir com o gandula depois que ele repôs a bola rapidamente para uma cobrança de escanteio do Inter. O treinador partiu para cima do funcionário do Beira-Rio e deu um tapa nele, sendo expulso na sequência. Após a partida, o técnico se disse arrependido, mas negou a agressão. Luxa ainda teve de aguentar o sarro dos Colorados, que comemoraram o segundo gol com o gandula da confusão.

LEIA MAIS SOBRE A GANDULA DO CAMPEONATO CARIOCA

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Musa, a professora de educação física Fernanda Maia, de 23 anos, foi a gandula que repôs a bola rapidamente para Maicossuel dar início à jogada do primeiro gol do Botafogo na vitória sobre o Vasco. No entanto, a botafoguense assumida afirma que não teve a intenção de beneficiar seu time. Mesmo assim, a bela foi lembrada pelo meia, que após a partida deu a braçadeira de capitão usada no jogo de presente para ela.