Topo

Inter se despede de Julio Cesar, se complica com pequeno da Romênia, mas segue na Liga Europa

Júlio Cesar acena para a torcida e se despede da Inter de Milão antes de jogo da equipe italiana contra o Vaslui - AP Photo/Emilio Andreoli
Júlio Cesar acena para a torcida e se despede da Inter de Milão antes de jogo da equipe italiana contra o Vaslui Imagem: AP Photo/Emilio Andreoli

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 17h36

O Vaslui tem apenas dez anos de vida, nunca foi campeão da Romênia e, mesmo assim, deu um sufoco na Inter de Milão nesta quinta-feira na Itália. A partida valeu uma vaga na fase de grupos da Liga Europa, um torneio de segundo escalão no continente. O time italiano conseguiu um empate no último minuto do jogo (2 a 2) e, como havia vencido o primeiro jogo, avançou à fase de grupos.

Antes da partida, um momento marcante: o goleiro brasileiro Julio Cesar subiu ao campo e se despediu da torcida da Inter, clube que defendeu nas últimas temporadas. O goleiro foi negociado com o Queen’s Park Rangers.

"Quero agradecer aos fãs e ao presidente Moratti por esses sete anos maravilhosos", afirmou o goleiro. "Quando eu cheguei, era um cara simples, e ele me acolheu com grande entusiasmo. O Roberto Mancini [ex-técnico do time] confiou em mim. Eu soube imediatamente que essa era a equipe perfeita. Trabalhei duro, e ganhamos muito juntos", disse o carioca, que chorou bastante.

O clube já tinha emitido um comunicado quando a tranferência do goleiro foi confrimada. "Obrigado, Julio, por lutar ao nosso lado pela Itália, Europa e pelo mundo. Por gritar com alegria, seu gesto inconfundível após o apito final em uma partida sem sofrer gols. Obrigado por nos proteger em campo e fora dele também", disse o clube.

Veja imagens da despedida do goleiro.

Durante o jogo, o substituto de Julio teve trabalho e deixou a equipe em uma roubada. O goleiro Castellazzi teve de se esforçar para evitar que o pequeno Vaslui não impingisse uma vergonha ainda maior ao time italiano em casa. Ele fez defesas importantes no primeiro tempo.

Mas não conseguiu deter um atacante adversário, fez um pênalti e foi expulso. O reserva Belec não defendeu a cobrança, e o time romeno abriu o placar.

Tudo ficou mais difícil quando quando a Inter ficou com um a menos, ainda na metade do primeiro tempo. A vantagem numérica fez os visitante irem para cima e começarem uma pressão. O gol animou o Vaslui que ficou a apenas um tento de levar a decisão à prorrogação.

Só no final do segundo tempo, os italianos conseguiram o gol de empate com o argentino Palacio. Mas minutos depois o Vaslui conseguiu o segundo e ficou a um tento da classificação. Os últimos minutos foram de pressão, mas a defesa italiana se segurou.

Já nos acréscimos, Guarin conseguiu o empate para a Inter e evitou uma incrível derrota em casa.