Topo

Enquanto Ronaldinho leva vida discreta em Minas, 'sósia oficial' aproveita baladas e paqueras

Robson Oliveira, sósia oficial, posa com admiradoras de Ronaldinho Gaúcho em balada - Reprodução/arquivo pessoal
Robson Oliveira, sósia oficial, posa com admiradoras de Ronaldinho Gaúcho em balada Imagem: Reprodução/arquivo pessoal

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

03/10/2012 06h00

José Robson Batista de Oliveira, 23 anos, assume o papel de sósia oficial do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho e aproveita a fisionomia igual ao craque, eleito duas vezes melhor do mundo, para fazer dessa semelhança física atividade profissional. Por isso, vai onde o craque está. No momento, Robson Oliveira aproveita a fase do camisa 49 no Atlético-MG para desfilar pela ‘capital dos bares’, participando de noitadas e fazendo ‘bicos’ até mesmo em campanha eleitoral para faturar uma grana.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Ronaldinho Gaúcho, o original, tem treinado duro nos quase 4 meses em que defende o Atlético-MG

Para encarnar o papel de sósia oficial e receber até R$ 300,00 por aparição em eventos, não basta parecer fisicamente com Ronaldinho. É preciso saber imitar o jeito do craque falar e andar. Após estudar o comportamento do ídolo, Robson vem se aperfeiçoando nesse quesito e tem conseguido sobreviver imitando o jogador, que já desfilou seu talento por clubes como Grêmio, Paris Saint-Germain, Barcelona, Milan, Flamengo e Atlético-MG, além da seleção brasileira.

Há cerca de dois meses, morando em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para ficar mais perto do Ronaldinho original, Robson Oliveira passou a ser conhecido na noite de Belo Horizonte. Ele revela que mulheres já o chamaram para sair confundindo-o com o “verdadeiro” Ronaldo e que aos poucos tem se tornado o “rei dos autógrafos”.

“Na noite, principalmente, faço sucesso, sou assediado, tem gente que fica na dúvida se é o verdadeiro Ronaldinho mesmo, tem pessoas que pedem autógrafos, para tirar fotos e até cantadas recebo”, contou Robson Oliveira, que aproveita a fama de baladeiro do craque, para rodar bares e boates de Belo Horizonte.

Robson reconhece que ser sósia do astro atrai olhares e até benefícios no dia a dia. “Estou acostumado com isso, até gosto quando alguém me confunde com o Ronaldo, pede autógrafo, pede para tirar foto. Dá para aproveitar a imagem sim, entrar de graça em uma boate, ficar famoso, eu estou acostumado”, reconheceu.

  • Reprodução/Arquivo pessoal

    Robson Oliveira, sósia de Ronaldinho, cobra até R$ 300 para participar de eventos públicos em Minas

Entre obrigações profissionais e eventos que divulgam a sua imagem, o sósia de Ronaldinho concede entrevistas, participa de programas de TV, frequenta festas e boates, chegando a trabalhar em campanha eleitoral de um candidato a vereador em Contagem, onde mora. “Tenho de aproveitar as oportunidades que me aparecem”, justificou Robson Oliveira.

Ele admite que faz de tudo um pouco em Belo Horizonte e outras cidades da Região Metropolitana, para tentar faturar bom dinheiro e divulgar sua imagem. “Já participei de alguns programas de esporte, dei entrevistas, estou procurando espaço na mídia e está dando certo, aos poucos as pessoas estão me conhecendo”, destacou. O sósia de Ronaldinho Gaúcho é “figura carimbada” em jogos do Atlético-MG no Independência, onde faz sucesso com torcedores do clube alvinegro.

O alagoano Robson Oliveira vive na “cola” de Ronaldinho Gaúcho. Ele morava com a mãe em Maceió, mas o retorno do craque ao Brasil fez com que ele se mudasse, em 2011, para o Rio de Janeiro, após a contratação do jogador pelo Flamengo. O sósia passou a morar com a avó. O objetivo era conseguir aproveitar a exploração da imagem de Gaúcho. Porém, com a queda no futebol do meia-atacante no rubro-negro, o imitador acabou se escondendo.

“A imagem dele ficou um pouco arranhada e acabei evitando sair para noitadas para evitar problemas”, contou. Dois meses depois que o meia-atacante deixou o Flamengo, em função de liminar concedida pela Justiça do Trabalho do Rio, o jovem veio de malas e bagagens para Minas. Isso aconteceu no começo de agosto

  • Reprodução/Arquivo pessoal

    Robson Oliveira mudou-se para Contagem, em Minas, para ficar mais perto do ídolo Ronaldinho Gaúcho, cuja imitação virou atividade profissional. Na foto acima, ele aparece com atleticanos

Robson Oliveira minimiza a fase ruim do time atleticano, que caiu de rendimento no returno do Brasileiro, deixando o Fluminense abrir seis pontos na liderança. “É importante para mim que ele tenha bom rendimento em campo. Mas a torcida do Atlético apóia o Ronaldinho, ele está bem no clube. Fora de campo, eu venho aparecendo e buscando o meu espaço também, está sendo bom para nós dois”, observou.

O sósia revela que pretende permanecer em Minas Gerais durante o período em que o camisa 49 estiver no Atlético. O contrato de Gaúcho com o alvinegro mineiro se encerra no final deste ano, mas com possibilidade de renovação.

Robson Oliveira gostaria de ter mais contato com o seu ídolo, mas só conseguiu conversar com ele uma única vez e, assim mesmo, de forma muito rápida. E ter o primeiro e até agora único contato com o ídolo foi tarefa difícil.

O ‘sósia profissional’ conta que tentou até se “passar” por Ronaldinho Gaúcho para entrar na Cidade do Galo, em Vespasiano, e assim conhecer pessoalmente o camisa 49, mas acabou barrado pela segurança. O encontro aconteceu apenas no Rio de Janeiro, em partida contra o Fluminense, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no Engenhão.