Topo

FGF altera local do congresso técnico do Gauchão, mas mantém cruzeiro para cartolas

Representantes dos clubes, da FGF e acompanhantes no congresso de 2011 no Chile - Marcelo Campos/FGF
Representantes dos clubes, da FGF e acompanhantes no congresso de 2011 no Chile Imagem: Marcelo Campos/FGF

Do UOL, em Porto Alegre

30/10/2012 12h11

A Federação Gaúcha de Futebol anunciou em nota oficial na última segunda-feira que o conselho técnico do campeonato estadual 2013 não será mais feito em um cruzeiro pelo Caribe. A reunião ocorrerá na próxima quinta-feira, às 14h, na sede da FGF no centro de Porto Alegre.

Mesmo com a alteração, a viagem para 40 representantes dos 16 clubes da Divisão Especial do Gauchão está mantida. Segundo a FGF, os custos serão bancados por uma grande empresa do ramo automobilístico que irá patrocinar a competição.

Além dos profissionais ligados aos clubes e funcionários, a FGF escolhe alguns veículos de comunicação para acompanhar o congresso. Nos últimos dois anos, eles foram realizados fora do Brasil. Em 2010, o cenário foi Buenos Aires. No ano passado, os representantes dos clubes viajaram para Santiago, no Chile.

Segunda a Federação Gaúcha de Futebol, em nenhum dos encontros a instituição investiu dinheiro próprio para organizar os congressos no exterior. Todos foram custeados por investidores privados.

As últimas edições provocaram críticas de parte da torcida, da imprensa e de alguns clubes. Principalmente, porque o estadual sofre com a falta de estrutura em alguns estádios, com ausências de médicos quando os jogos são fora de casa ou, ainda, com a falta de verbas para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste ano, cinco clubes desistiram da competição por falta das condições financeiras necessárias para disputar o torneio nacional.

No encontro de quinta-feira, no plenário da FGF, os 16 clubes que disputarão a Série A1 participarão do sorteio dos grupos e da definição da tabela de jogos, além de outros temas. A data e o tempo de duração do cruzeiro não foram revelados pela instituição.